Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Atendimento a doentes agudos será alargado em Cantanhede


Terça, 09 de Janeiro de 2024

A Câmara Municipal de Cantanhede assinou ontem o auto de transferência de competências na área da saúde, concluindo um moroso processo de negociação com a tutela. A reativação de uma consulta aberta, agora no centro de saúde, para atendimento de situações de doença aguda foi um dos pontos assegurados pela autarquia, prevendo-se, a partir de 1 de março, este atendimento das 18h00 às 22h00, em dias úteis, e das 10h00 às 20h00 aos fins de semana e feriados, sempre com análises e meios complementares de diagnóstico disponíveis no Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC).
Na cerimónia, realizada no Salão Nobre da autarquia, Helena Teodósio lembrou que a consulta aberta - criada após o encerramento do serviço de urgência do hospital, em 2007 - foi desativada por decisão «unilateral» da tutela na altura da pandemia da Covid-19. «Pretendíamos que fosse reativada, todas essas negociações demoraram, mas felizmente conseguiu-se encontrar uma solução que me parece que vai ao encontro das necessidades locais», referiu a autarca.
Admitindo «querer sempre mais», Helena Teodósio destacou o «grande potencial» de Cantanhede no seio da nova Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, não só pelo HAJC - «com excelentes profissionais» e que «pode alavancar-se a fazer muito mais do que faz hoje» - mas também pelo Hospital Rovisco Pais - Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro. Do entendimento alcançado no âmbito do acordo ontem assinado com o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, resulta ainda o compromisso de reforço da atividade de consultas externas no HAJC, a criação de uma clínica de ambulatório para doentes crónicos complexos - em dias úteis das 9h00 às 16h00 -, o reforço da atividade do bloco operatório (para já com Ortopedia, Cirurgia Geral, Urologia e Dermatologia) e a ativação de mais sete camas de Medicina Interna no hospital. Todas as unidades de saúde familiar (USF) do concelho vão passar a uma gestão de modelo B, funcionando a dias úteis, entre as 9h00 e as 18h00, com possibilidade de eventual ajustamento de horários, na medida das necessidades da população.
Manuel Pizarro esclareceu que a nova ULS Coimbra - que engloba CHUC, HAJC, Rovisco Pais e centros de saúde de 21 concelhos da região - visa melhorar a prestação de cuidados à população, com respostas integradas, e que «não vai resultar em desinvestimento» nos hospitais de Cantanhede. De acordo com o ministro da Saúde, no âmbitos da nova ULS prevê-se, até 2026, o investimento de cerca de três milhões de euros no HAJC e de 10 milhões de euros no Hospital Rovisco Pais (Tocha).

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu