Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Cegos perdem autonomia e precisam criar novas rotinas com as obras do metro


Margarida Alvarinhas (texto) e Ferreira Santos (imagem) Quinta, 28 de Dezembro de 2023

As passadeiras que existiam para passar de um lado para o outro na Portagem já não existem. Em seu lugar há obras, muitas obras, que vão dar vida ao Sistema de Mobilidade do Mondego e permitir uma nova configuração da cidade. As passadeiras foram, por isso, deslocadas para travessias provisórias para permitirem que os peões possam continuar a atravessar a via. Só que, quem não vê, tem a vida dificultada, porque as obras estão mal sinalizadas e os percursos alternativos criados não servem para que cegos consigam deslocar-se sozinhos. Dirigentes da ACAPO de Coimbra deixam o alerta e, frisando que não são contra as obras do metro, vão dizendo, contudo, como a vida dos cidadãos cegos está difícil e como tiveram de mudar rotinas.
Luís Barata mora em S. Martinho do Bispo e trabalha na Universidade de Coimbra. Desde que o rebuliço das obras começou na cidade que foi mudando rotinas e hoje, diz, evita alguns locais e trajetos. "Temos perdido autonomia no nosso processo de decisão aqui na vida da cidade", diz Luís Barata. As idas à Baixa começaram a ser evitadas e atravessar a Avenida Sá da Bandeira, por exemplo, "é complicadíssimo".
José Caseiro, presidente da direcção da ACAPO Coimbra, admite que as obras causam insegurança a quem não vê e as dificuldades de circulação são evidentes.
Vânia Fachada, técnica de orientação e mobilidade, procura diariamente perceber a configuração das obras na cidade para tentar informar e responder às necessidades dos cegos. Identifica, nesta altura, pontos negros que têm causado maiores constrangimentos à população cega: a Portagem, a Solum, a zona da Manutenção e a Avenida Sá da Bandeira.


Leia a notícia completa na edição em papel.
CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu