Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Estudo sobre paternidade premiado pelo Instituto Superior Miguel Torga


Quinta, 21 de Dezembro de 2023

O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) premiou esta segunda-feira os investigadores Henrique Testa Vicente e Sónia Guadalupe com o Prémio de Investigação do ISMT 2022. A investigação vencedora abordou a questão da paternidade e a sua relação com a satisfação com a vida.
O estudo teve como base uma investigação onde se analisou a relação entre a ausência de filhos, redes sociais e bem-estar numa amostra de 612 indivíduos portugueses com 65 ou mais anos.
Para obter resultados foram recolhidas duas amostras: pessoas que são pais (540) e pessoas sem filhos (72), e desde logo concluiu-se que o estatuto de maternidade e paternidade têm influência na satisfação com a vida.
A subamostra dos sem filhos demonstrou também que estes parecem ter mais momentos de solidão e menos satisfação com a vida, segundo a nota de imprensa.
O prémio contou ainda com a menção honrosa ao estudo “Willingness to pay more for green products: A critical challenge for Gen Z”, da autoria de Sofia Gomes, João M. Lopes e Sónia Nogueira.
Este estudo teve como foco a procura de produtos ecológicos por parte dos jovens da geração Z e a forma como os fatores que os levam a procurar esses produtos influenciam a sua disponibilidade para pagar mais por estes.
Este estudo apresentou uma conclusão inovadora no sentido de demonstrar que os mais jovens têm disponibilidade para gastar mais dinheiro tendo em conta as suas preocupações ambientais.
O júri do prémio foi constituído pelas professoras Carla Sofia de Carvalho Figueiredo, Joana Sofia Varela Carvalho e pelo professor Namércio Pereira Cunha, todos do ISMT, da professora Roberta Caçador Frontini, da ciTechCare Center for lnnovative Gare and Health Technology, do Instituto Politécnico de Leiria e do Hospital da Cruz Vermelha e da professora Dina Maria Barreira Ramos, professora na Universidade de Aveiro no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo.
Estiveram presentes na cerimónia o presidente da Comissão de Gestão do ISMT, Luís Marinho, que entregou o galardão ao projeto vencedor e a professora Dulce Simões, que entregou, por seu lado, a menção honrosa.|

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu