Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Estudo ajuda a desvendar estratégias do cérebro


Domingo, 10 de Dezembro de 2023

Um estudo científico liderado pela Universidade de Coimbra (UC) concluiu que as pessoas quando pensam em objetos têm o espaço mental organizado em dimensões, que ajudam o cérebro a reconhecer e a organizar informação sobre eles.
«Quando percecionamos o que está à nossa volta vamos colocando o que vemos dentro de um espaço mental multidimensional. É desta forma que organizamos a informação no cérebro», explicou o cientista Jorge Almeida, que liderou a investigação, citado em comunicado. «Isto significa que, quando reconhecemos um objeto ou o distinguimos de um outro, o que fazemos é navegar neste espaço mental multidimensional e assim distinguir as várias entradas (ou seja, objetos) neste espaço».
Esta descoberta «permite prever o comportamento humano face a objetos e explicar as respostas neuronais do cérebro a esse comportamento», afirmou o investigador, que também dirige o 'Proaction Lab' do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental.
O estudo contou com 400 participantes, entre os 18 e os 41 anos, aos quais foram mostrados 80 objetos de uso comum, como, por exemplo, ferramentas – berbequim ou uma chave inglesa e objetos diversos, como um apito ou uma bola de basquetebol. Os participantes desenvolveram tarefas comportamentais e sessões de ressonância magnética funcional.|

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu