Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Escola prestou homenagem a agentes da PSP


Domingo, 10 de Dezembro de 2023

A Escola Básica do Tovim celebrou ontem o Natal com uma festa que juntou toda a comunidade educativa, com os familiares de mais de 80 alunos a encherem por completo o auditório do ISCAC - Coimbra Business School. Não faltaram manifestações de ternura com as crianças, aplaudidas em cada atuação, ou momentos mais emotivos, como uma “prenda” dos pais à escola ou homenagem à Escola Segura da PSP, em particular «ao agente e amigo Firmo».
Para as crianças, e entre estas algumas com necessidades edu¬cativas especiais, foi uma verdadeira festa e oportunidade de mostrarem um pouco do que têm aprendido. Cantaram, dançaram, fizeram pequenas acrobacias, e apresentaram coreografias. Depois brindaram os presentes com duas peças de teatro: “Um fato novo para o Pai Natal”, pelos alunos dos 1.º e 2.º anos, e “Um sonho de Natal”, representada pelos dos 2.º e 3.º anos.
Com o palco vazio, alguns pais foram colocar uma árvore de Natal e, anunciou a professora Carmen Cruz, coordenadora da escola, os próximos minutos seriam dos encarregados de educação, desconhecendo a razão do pedido. A razão era uma “prenda” em forma de palavras proferidas por uma mãe. Dedicadas à comunidade escolar, e «porque o Natal também é feito de pequenas coisas», a encarregada de educação citou o nome de todos os professores e colaboradores de «uma casa muito especial», onde se educa com respeito e inclusão e onde há resiliência e a magia acontece todos os dias. «Por todos vós sentimos gratidão».
Carmen Cruz agradeceu «as doces palavras» a uma escola que pretende ser relevante na cidadania, na solidariedade e no bem-estar que o ser humano precisa para ser pessoa. Depois preparou a assistência para um momento menos habitual e chamou ao palco quatro agentes da PSP ali presentes. Das parcerias que a escola do Tovim tem, algumas anteriores à reabertura das instalações renovadas em 2011, Carmen Cruz destacou a PSP e os elementos da Escola Segura. E um em particular.
A primeira escola do país a atribuir o galardão “polícia cinco estrelas”, decidiu ontem prestar homenagem ao trabalho da PSP e ao agente Firmo, que está perto da aposentação. Na «hora de saída somos sempre os maiores», mas no caso do agente coordenador António Firmo há muito que é assim. «Pelas suas mãos passaram muitas gerações», que usufruíram da «edificação pessoal e cívica» que transmitiu, em contactos quase diários, em inúmeras formações para crianças e adultos». Quando se lembrarem da escola, vão também lembrar-se do agente Firmo.
«Nunca a farda o inibiu de ser pessoa», acrescentou Carmen Cruz, ao vincar a importância que dava à escola e, com isso, a tornar importante a escola e quem lá trabalha. Ao palco subiram então alguns alunos, trajados de polícia, para uma “guarda de honra” à entrega do primeiro prémio Tovel (uma faixa) ao agente Firmo. «A Escola do Tovim está-lhe eternamente grata», sublinhou a professora, antes de toda a plateia entoar o Hino Nacional.
No final da cerimónia, já depois da entrega de prendas aos alunos, Carmen Cruz reforçou «a homenagem «completamente sentida» à PSP, «parceria importante», e ao agente Firmo, deixando uma imagem que revela o carinho dos alunos pelo agente: quando tocam à campainha e se pergunta às crianças quem será, respondem que «é o amigo Firmo». É um «aliado», reconheceu, ao notar a muita cidadania proactiva. «Ser polícia não é só falar de regras e de produtos tóxicos, é muito mais do que isso». E o agente Firmo é, concluiu.
António Firmo reconheceria que ficou comovido com a homenagem e vai guardar o Tovel junto de outros galardões, alguns recebidos em contexto idêntico. Presente na cerimónia, a subcomissária Margarida Pereira, acompanhada também pelos agentes Ana Baptista e José Silva, agradeceu o reconhecimento à PSP, que se torna mais especial pelo contributo para a formação cívica dos mais pequenos e também para que tenham uma imagem positiva das forças de segurança.
Do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, a EB do Tovim é uma «escola azul» que, como muitas outras, tem poucos recursos. Com cinco colaboradores fixos, e alguns emprestados, todos fazem tudo por todos. Inclusiva, é também solidária e tem ajuda a Obra de Promoção Social, com iniciativas que envolvem toda a comunidade escolar. |

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu