Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Sobe para 23 o número de mortos devido a erupção de vulcão na Indonésia


Terça, 05 de Dezembro de 2023

O número de mortos na sequência da erupção do vulcão Marapi, no oeste da Indonésia, subiu para 23, após a descoberta de mais corpos, disse hoje o vice-chefe de polícia na província de Sumatra Ocidental. Mais de 50 alpinistas foram resgatados após a erupção inicial no domingo, e outros 11 foram inicialmente confirmados como mortos.
Outra erupção na segunda-feira expeliu uma nova explosão de cinzas quentes a uma altura de até 800 metros no ar, situação que exigiu a interrupção temporária das operações de busca.
Os últimos corpos foram encontrados não muito longe do local da erupção, a apenas alguns metros de distância, disse o vice-chefe de polícia na província de Sumatra Ocidental, Edi Mardianto, citado pela agência Associated Press.
“Os restantes [alpinistas] que queremos retirar são 18. Já não devem estar vivos. A equipa irá retirá-los e levá-los para o hospital amanhã [quarta-feira] ou hoje para serem identificados”, disse Mardianto.
As equipas de resgate enfrentam o mau tempo e as restrições do terreno, já que o vento forte traz o calor das erupções. O Monte Marapi entrou em erupção no domingo, expelindo espessas colunas de cinzas de até 3.000 metros de altura e as nuvens de cinzas quentes espalharam-se por vários quilómetros.
Aldeias e cidades próximas foram cobertas por toneladas de detritos vulcânicos que bloquearam a luz solar.

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu