Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Carregal do Sal vai ter centro para refugiados


Domingo, 03 de Dezembro de 2023

O Município de Carregal do Sal vai construir um centro de acolhimento e integração de refugiados que abrirá no fim de 2025, num investimento de 5.5 milhões de euros (ME) e cujo protocolo para encontrar financiamento foi ontem assinado.
«Hoje assinámos um protocolo que é um marco para a construção do Centro de Acolhimento e Integração Aristides de Sousa Mendes, para refugiados e migrantes, num investimento de 5,5 milhões de euros», declarou o presidente da autarquia, Paulo Catalino Ferraz.
O centro será construído na casa da mãe de Aristides de Sousa Mendes, onde nasceu o cônsul, a chamada Casa do Aido, e para isso, o Município de Carregal do Sal «já investiu mais de 500 mil euros na sua aquisição, assim como em terrenos contíguos».
«Inclusive a casa em frente onde antigamente havia um passadiço nós vamos refazer a história e vamos reconstruir a passagem», pormenorizou o autarca ao explicar a zona de construção, no centro da aldeia de Cabanas de Viriato, onde se situa também a Casa do Passal (foto), habitação da família de Aristides de Sousa Mendes.
Nessa parte, continuou, «vai ficar um centro para os jovens menores desacompanhados, cuja idade ainda está a ser discutida junto da Segurança Social» e, na Casa do Aido, que será recuperada, assim como nos terrenos contíguos, nascem outras valências.
Essas obras serão realizadas através do IHRU [Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana] e das “BNAUTS” [Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário] que podem apoiar as habitações de urgência e emergência, que é o que está em causa», esclareceu.
Paulo Catalino Ferraz assumiu ainda que «o projeto deverá ser lançado no primeiro semestre de 2024, para consignação», para que no final de 2025 esteja concluída.
O protocolo «vinculou todas as entidades envolvidas» como é o Município de Carregal do Sal, a Associação Empresarial e Industrial da Região de Viseu, a Agência para a Integração, Migrações e Asilo e foi assinado também pela ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu