Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Coimbra: Mercado de Natal na Praça do Comércio de 1 a 23 de dezembro


Terça, 28 de Novembro de 2023

De 1 a 23 de dezembro, a Praça do Comércio acolhe o Mercado de Natal, no âmbito do programa “Coimbra Natal’23”. A iniciativa, que resulta de uma coorganização entre o município de Coimbra, a Associação Redescobrir a Arte (ARA) e a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), com a colaboração da União de Freguesias de Coimbra (UFC), traz ao coração da cidade mais de três dezenas de expositores, nas vertentes do artesanato e do setor alimentar. Junta-se ao evento a habitual animação de rua, que torna a época festiva ainda mais convidativa para uma visita à Baixa de Coimbra.
Resultado de uma coorganização entre o município de Coimbra, a ARA e a APBC, com a colaboração da UFC, o Mercado de Natal chega à cidade na próxima sexta-feira, dia 1 de dezembro, com a abertura oficial prevista para as 18h00. Durante três semanas, o Mercado vai funcionar de segunda a quinta-feira das 12h00 às 20h00; à sexta-feira entre as 12h00 e as 22h00; ao sábado, das 10h00 às 22h00; e ao domingo entre as 10h00 e as 20h00. O evento conta com a participação de 34 expositores distribuídos entre as modalidades do artesanato e da área alimentar. 
O recinto vai contar ainda com um palco, que vai acolher apresentações musicais e outras performances dedicadas à época festiva. Associa-se ao evento a animação de rua itinerante “A Praça é sua no Natal”, as tradicionais arruadas (por grupos de concertinas). A igreja de Santiago vai receber sete concertos corais (por associações do concelho), um grupo de fados e os cantares de Natal (a cargo de grupos de etnografia e folclore locais), apresentações que vão decorrer às sextas, sábados e domingos, às 18h30. No decurso do evento, os mais pequenos vão ter, também, oportunidade de se cruzarem com um boneco de neve e uma rena, que vão deambular por diversas artérias desta zona central da cidade.
O programa de Natal promovido pela autarquia pode ser consultado aqui.

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu