Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Mealhada aprova orçamento de 23 milhões de euros


Terça, 28 de Novembro de 2023

O orçamento municipal da Mealhada para 2024, que ultrapassa os 23 milhões de euros, foi ontem aprovado por maioria, com abstenção dos três vereadores do PS. O presidente da autarquia elencou o reforço financeiro para associações e Juntas, obras no espaço público e alteração ao Programa de Incentivo à Recuperação do Património. O alargamento das zonas industriais mereceu especial ênfase.
«Depois de dois anos de muito projeto, passamos a ter mais obras no terreno», disse António Jorge Franco, presidente da Câmara, enumerando «o reforço financeiro para as associações e Juntas de Freguesia; o grande objetivo em meter na rua obras muito ligadas ao espaço público (pavimentação, sinalização e passeios); e a alteração ao PIRPEC para que os proprietários de habitações possam ter algum apoio municipal e as coloquem no mercado, até porque estas casas levam a que a Câmara tenha de intervir em muros em ruína para evitar acidentes». «Há uma linha condutora ao projeto apresentado há dois anos e que foi aprovado pela maioria dos munícipes», disse.
Grosso modo, segundo um comunicado da autarquia, a tónica para 2024 recai sobre obras projetadas para o espaço público, com mais de 17 milhões afetos a construções, edifícios e instalações de serviços, arruamentos, viadutos e pavimentações diversas; a construção do café Esplanada, no centro da Mealhada; e as intervenções nas urbanas do Luso, Pampilhosa, Casal Comba, Vacariça, Travasso, Ventosa do Bairro, Barcouço e Antes. Inclui a conclusão do novo edifício municipal e a recuperação do “Chalet Suisso”.
Estão também previstos investimentos na requalificação do rio Cértima; aposta na compostagem; a dotação de edifícios municipais e via pública com tecnologia LED; valorização e criação de espaços verdes; criação de um Centro de Interpretação da Natureza – Luso; construção do Canil/Gatil Municipal. Está também prevista a requalificação da Escola Básica 2 da Mealhada, do Centro de Estágios de Luso e Estádio Municipal Américo Couto, dos Campos de Ténis de Luso e a criação de novos campos de Padel». Está ainda previsto um espaço museológico no Luso.

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu