Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Mealhada aprova orçamento de 23 milhões de euros


Terça, 28 de Novembro de 2023

O orçamento municipal da Mealhada para 2024, que ultrapassa os 23 milhões de euros, foi ontem aprovado por maioria, com abstenção dos três vereadores do PS. O presidente da autarquia elencou o reforço financeiro para associações e Juntas, obras no espaço público e alteração ao Programa de Incentivo à Recuperação do Património. O alargamento das zonas industriais mereceu especial ênfase.
«Depois de dois anos de muito projeto, passamos a ter mais obras no terreno», disse António Jorge Franco, presidente da Câmara, enumerando «o reforço financeiro para as associações e Juntas de Freguesia; o grande objetivo em meter na rua obras muito ligadas ao espaço público (pavimentação, sinalização e passeios); e a alteração ao PIRPEC para que os proprietários de habitações possam ter algum apoio municipal e as coloquem no mercado, até porque estas casas levam a que a Câmara tenha de intervir em muros em ruína para evitar acidentes». «Há uma linha condutora ao projeto apresentado há dois anos e que foi aprovado pela maioria dos munícipes», disse.
Grosso modo, segundo um comunicado da autarquia, a tónica para 2024 recai sobre obras projetadas para o espaço público, com mais de 17 milhões afetos a construções, edifícios e instalações de serviços, arruamentos, viadutos e pavimentações diversas; a construção do café Esplanada, no centro da Mealhada; e as intervenções nas urbanas do Luso, Pampilhosa, Casal Comba, Vacariça, Travasso, Ventosa do Bairro, Barcouço e Antes. Inclui a conclusão do novo edifício municipal e a recuperação do “Chalet Suisso”.
Estão também previstos investimentos na requalificação do rio Cértima; aposta na compostagem; a dotação de edifícios municipais e via pública com tecnologia LED; valorização e criação de espaços verdes; criação de um Centro de Interpretação da Natureza – Luso; construção do Canil/Gatil Municipal. Está também prevista a requalificação da Escola Básica 2 da Mealhada, do Centro de Estágios de Luso e Estádio Municipal Américo Couto, dos Campos de Ténis de Luso e a criação de novos campos de Padel». Está ainda previsto um espaço museológico no Luso.

Expofacic 2024