Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Junta de Casal Comba promove concurso de Natal


Segunda, 27 de Novembro de 2023

A Junta de Freguesia de Casal Comba, no concelho da Mealhada, vai realizar diversas iniciativas no período natalício, sendo uma delas um concurso de árvores de Natal, intitulado «A Nossa Árvore é que é…», destinado a movimentos associativos (cerca de duas dezenas), instituições de ensino (dois jardins-de-infância e uma Escola Básica 1) e duas Instituições Particulares de Solidariedade Social (Centro Social e Centro de Santo Amaro da APPACDM) da freguesia.
O concurso «A Nossa Árvore é que é…» pretende assinalar a quadra natalícia, embelezando a freguesia de Casal Comba, sensibilizando e mobilizando as diversas entidades «para a importância do espírito de comunidade dentro de cada instituição, bem como o sentido de pertença da nossa freguesia», avança a Junta de Freguesia.
Além disso, o concurso promove «a criatividade através da reutilização de materiais, contribuindo para a preservação do meio ambiente, substituindo o conceito de fim de vida por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado de economia circular». «Todas as árvores concorrentes deverão ser construídas, preferencialmente, em material reutilizado – resistente para exposição em espaço exterior - e deverão ser inéditas, executadas artesanalmente, uma vez que serão avaliadas em função da originalidade, criatividade, singularidade dos materiais utilizados e ocupação/disposição no espaço», lê-se no regulamento do concurso, que avança que «o júri será composto por um representante de cada instituição participante, que deverá ser designado no ato da inscrição (não podendo votar na árvore da instituição que representa), e por alguém da área ambiental, a designar pela Junta de Freguesia».
As árvores devem ter também a identificação da instituição executante; ter de um a 2,5 metros de altura, «medidos do chão ao topo mais elevado da árvore, incluindo eventuais enfeites existentes»; e não deve ultrapassar a largura máxima de 1,5 metros, devendo ser, preferencialmente, construída e fixa, em cima de uma palete.
Para a participação no concurso, as entidades devem fazê-lo, até ao dia de hoje, preenchendo a ficha de inscrição disponível no sítio da internet em www.freguesiadecasalcomba.pt ou na secretaria da Junta de Freguesia de Casal Comba.
Cada árvore – que tem que estar pronta para ser recolhida a 10 de dezembro - tem de ter uma memória descritiva, em tamanho A4, dos materiais utilizados e/ou qualquer outra informação que possa contribuir para a interpretação da árvore, informação que deverá ser enviada para o endereço de e-mail [email protected] ou entregue na secretaria da junta de freguesia, até ao dia 3 de dezembro.
Os critérios de avaliação passam pelo cumprimento da altura e largura máximas da árvore, utilização de materiais reciclados, criatividade, apresentação e originalidade. Os resultados das árvores vencedoras serão divulgados no sítio da internet e rede social Facebook da Junta de Freguesia, na véspera de Natal (dia 24).
O primeiro prémio tem o valor de 150 euros, o segundo 100 euros e o terceiro 50 euros. Haverá ainda uma menção honrosa, pela obtenção do maior número de «gostos».
A Junta de Casal Comba está também a preparar uma panóplia de outras iniciativas, no próximo mês, nomeadamente, um almoço solidário no Pavilhão a 3 de dezembro a reverter a favor do Centro de Santo Amaro, cujos utentes participarão na construção da árvore de Natal desta Autarquia; um Mercadinho de Natal no dia 10; a 17, na caminhada municipal, a angariação será para a associação Vira Lata, Vira Amor, da Silvã; visita de charrete do Pai Natal e elfos pelas aldeias da freguesia a 23; e haverá um marco de correio na Junta para que as crianças coloquem as suas cartas ao Pai Natal.|

Corrida Figueira



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu