Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Anadia recebe concurso nacional de escanções


Quarta, 22 de Novembro de 2023

Pela primeira vez, Anadia vai receber o Concurso Nacional de Escanções. Uma iniciativa organizada pela Associação de Escanções de Portugal, que soma a sua 18.ª edição e vai decorrer nos próximos domingo e segunda-feira, no Cineteatro de Anadia, com o propósito de eleger o Melhor Escanção de 2023.
De acordo com informação do Município de Anadia, a edição desde ano conta com a participação de cerca de duas dezenas de concorrentes, que vão disputar o título de “Melhor do Ano” e «demonstrar os seus conhecimentos perante um grupo experiente de jurados, nacionais e internacionais». O público, realça a nota, poderá assistir à final do concurso, que vai ter lugar na segunda-feira, entre as 15h00 e as 18h30.
Recorde-se que no ano transato o Concurso Nacional de Escanções decorreu na localidade de Redondo, no Alentejo, com Marc Pinto, atual escanção e “head sommelier” no Fifty Seconds by Martín Berasategui, em Lisboa, a conquistar o título de Melhor Escanção do Ano.
Paralelamente a este evento, decorre um outro, o Concurso Nacional Fernando Ferramentas, que seleciona o Melhor Empregado ao Serviço de Vinhos em Portugal. Um concurso enquadrado no âmbito do Curso Nacional Fernando Ferramentas, um projeto que tem estado a percorrer o país, de norte a sul, «com formações orientadas para profissionais da área» e com o objetivo estratégico de «melhorar o serviço de vinho no setor», adianta a mesma nota.
Aproveitando os dois concursos e depois da sua concretização, Anadia também acolhe a Gala Anual dos Escanções de Portugal, que este ano é uma organização da Associação dos Escanções de Portugal (membro fundador da Association de la Sommellerie) numa parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Bairrada.|

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu