Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Perlim 2023 anima Natal com mercado, circo e uma pista de gelo


Domingo, 19 de Novembro de 2023

O parque natalício Perlim, em Santa Maria da Feira, abrirá portas no próximo sábado e, além do mercado no Rossio e do circo nas margens do Cáster, este ano também terá pista de gelo. Organizado pela câmara, através da empresa municipal Feira Viva, o evento será precedido, na próxima sexta-feira, pela chegada noturna do Pai Natal e, até 30 de dezembro, terá portas abertas ao público durante 22 dias intercalados, em diferentes horários e com propostas pagas e gratuitas.
Terá como recinto principal os jardins da Quinta do Castelo e vai incluir atividades no interior da própria fortificação, porque, embora parte da sua muralha tenha aluído recentemente devido ao efeito das chuvas intensas numa zona sujeita a obras, esse monumento nacional mantém-se «visitável».
O presidente do executivo feirense, Emídio Sousa, garantiu que «o Castelo reúne todas as condições de segurança para voltar a fazer parte do Perlim, seja no interior, seja no exterior, onde acontecerá o espetáculo diário de encerramento, às 19h00, com pirotecnia».
Assinale-se, ainda, três áreas associadas ao parque, mas com funcionamento autónomo: o mercado de Natal, que, após uma primeira edição em 2022, regressará ao largo do Rossio com artesanato, restauração e um espetáculo às 19h45 nos 22 dias do programa; o circo espanhol “Evolution”, que, na tenda montada atrás das piscinas municipais, apresentará a produção “Oniria”; e, entre essas duas localizações, a nova pista de gelo, disposta em torno da estrutura de madeira conhecida como “a Nau”. O piso de gelo ocupará uma área de 20 por 16 metros, no que se inclui o recorte para a nau, e será complementada com espaços circundantes para movimentação dos utilizadores e eventos empresa riais.
Em todas as estruturas, o tema transversal da edição deste ano é as quatro estações do ano. Diferentes aspetos do clima vão inspirar os cenários e personagens dos conteúdos da Quinta do Castelo, entre os quais espetáculos de palco e áreas temáticas como a Lapónia, a gruta dos piratas, a arena de dança, o carrossel clássico, a rampa de trenós e as secções de arvorismo e slide.

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu