Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Sucesso nos estágios de observação dos jovens tenistas


Sexta, 17 de Novembro de 2023

«Balanço é extremamente positivo. O feedback da equipa técnica e dos atletas foi muito bom. Houve um bom empenho de todos durante os estágios». As palavras são de Pedro Amado. O novo diretor técnico regional da Associação de Ténis de Coimbra e que assume também a seleção distrital de Sub-14, destacou ao Diário de Coimbra o enorme sucesso dos estágios de observação que decorreram no Estádio Universitário de Coimbra e que contaram com a participação de 45 jovens tenistas.
Esta iniciativa marcou o arranque do “ATC Teams”, projeto que vai permitir uma observação próxima dos atletas com vista às seleções regionais juvenis de Sub-12, 14 e 16. «Este estágio integra o programa de desenvolvimento regional do ténis. É uma das primeiras atividades de um programa que abrange a parte competitiva e também de fomento da modalidade, duas das áreas de intervenção da ATC», disse Pedro Amado.
Com 11 clubes filiados no distrito e cerca de 650 atletas, a meta do diretor técnico passa por «criar condições de apoio à competição e potenciar o desenvolvimento dos melhores atletas da região dos escalões juvenis».
No arranque do “ATC Teams” estiveram 45 atletas propostos pelos treinadores que trabalharam sob orientação de Pedro Amado (Sub-14), Tiago Olímpio (Sub-12) e Leandro Gomes (Sub-16) nos “courts” cobertos da Associação Académica de Coimbra.
«O nosso objetivo passa por começar com os estágios de seleção a cada trimestre e no quarto trimestre fazemos novo estágio de observação. Cada seleção distrital terá oito atletas e tentaremos que sejam sempre quatro atletas masculinos e quatro femininos. No entanto, mesmo aqueles que não forem convocados, a nossa meta é acompanharmos o seu desempenho desportivo de todos nos clubes e no trabalho que desenvolvem nos clubes com os seus treinadores», enalteceu. Nos estágios de seleção, a ATC vai procurar que se proporcionem encontros competitivos com outras associações.

Recuperar dinâmicas
O desenvolvimento do ténis na região vai também englobar a base. «Isto é um trabalho de equipa. Esperamos também entrar no fomento da modalidade nas camadas de formação até aos Sub-10. Recuperar dinâmicas. Há um circuito que esteve parado e que a ideia é recuperá-lo. É fundamental estruturar esse circuito para o desenvolvimento da modalidade e com os valores da formação para os mais novos, mas também dar a formação aos que começam mais tarde. Desenvolver gosto pela modalidade e, quem sabe se depois não vão enveredar pela vertente competitiva. Primeiro, que o ténis seja divertido e uma festa e depois que seja levado mais a sério», realçou.
A ATC quer uma «aproximação aos clubes» e proporcionar atividades integradas numa estratégia «que permita à modalidade crescer». «Haverá um circuito mais direcionado a adultos também, mas também atividades nos clubes e nas escolas, a dinamização da vertente feminina e do ténis adaptado. Há uma série de áreas de intervenção, queremos motivar os clubes a enriquecer estes programas e a fazer mais pela modalidade», delineou.
Entretanto, a Associação de Ténis de Coimbra organiza, de 25 a 27 de novembro, um workshop de ténis escolar na Escola EB 2,3 Pintor Mário Augusto, nas Alhadas.|

Corrida Figueira



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu