Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Doutores Palhaços levam alegria a crianças do Hospital Pediátrico de Coimbra (com vídeos)


Reportagem de Patrícia Isabel Silva e Inês Dias (fotos e vídeos) Quarta, 08 de Novembro de 2023

De bata branca vestida, com o nome gravado no bolso, uma imagem do Mickey nas costas e uma pandeireta na mão a marcar o ritmo, o pequeno Gui, de três anos, é “unha e carne” com os Doutores Palhaços da Operação Nariz Vermelho. Ontem, foi ele a receber a Doutora Marisol e o Doutor Paco na habitual visita das terças-feiras ao Hospital Pediátrico de Coimbra em mais uma manhã especial.


“Adivinhem lá quem é que está?” pergunta, a cantar, a dupla de palhaços que faz as maravilhas das crianças, mas também dos pais e dos profissionais de saúde. É assim duas vezes por semana (terças e quintas), quando abrem as portas à magia da Operação Nariz Vermelho.


Natural do Fundão, Marlene está, praticamente, em permanência no hospital com o filho Guilherme, que nasceu com um problema no esófago, que apenas lhe permitiu ir a casa, no Fundão, em dois momentos ao longo dos seus três anos de vida. Para esta mãe, a vinda dos Doutores Palhaços «é importante para os miúdos e para os pais».


Conhecido mesmo como «o terceiro doutor», o Gui sabe de cor o nome de todos os Doutores Palhaços que já passaram pelo Hospital Pediátrico, como a Doutora Josefina ou o Doutor Faísca, entre outros.


Da Guarda chegou anteontem Emanuel Ferreira com o filho, que teve uma complicação na sequência de uma apendicite. «São impecáveis», adiantou o pai, surpreendido pela alegria que a dupla Marisol e Paco levou até ao serviço de cirurgia do Pediátrico.


Um às na natação, Luana, de 13 anos, chegou de Alcobaça para uma operação para retirar amígdalas e adenóides, pelo que se supõe que a estadia no hospital será curta. Já instalada no quarto, riu “a bom rir” com as palhaçadas que ajudaram a descontrair antes de ir para a sala de operações.


De quarto em quarto, pelos corredores, no elevador, a animação é contagiante e nem miúdos nem graúdos ficam indiferentes à chegada dos Doutores Palhaços, que integram o projeto da Operação Nariz Vermelho, que nasceu em 2002 com apenas três artistas. Hoje, são 33, tendo chegado ao Pediátrico de Coimbra, em 2006, ainda nas antigas instalações.







 


Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu