Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

48 horas de festa na despedida de “não sofra mais” de Ragnar Kjartansson


Sábado, 15 de Julho de 2023

Está a decorrer no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova a festa de encerramento da exposição “não sofra mais” do islandês Ragnar Kjartansson, que pode ser visitada, gratuitamente e em qualquer hora, até às 21h02 de amanhã. As últimas 48 horas deste “solo show”, realizado no âmbito do Anozero Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, serão acompanhadas de intensa atividade musical e performativa, a celebrar o êxito que esta exposição obteve junto de um público diversificado.
Pelas 20h00 de hoje, está prevista uma “monumental sardinhada”, servida por Papagaio Vinhos e Petiscos. Logo a seguir, entre as 21h00 e as 21h30, assiste-se a uma vídeo performance inédita de David Fonseca intitulada de “I guess i’ll try again to sorrow”. O jardim acolhe ainda o concerto performance “The fourth incarnation” de António Olaio, com participação de Victor Torpedo e Alex Lima, e promete ser especial a atuação da intérprete e multi-instrumentista islandesa Kristín Anna. A artista é uma das protagonistas da peça “The Visitors”, uma das mais emblemáticas de Kjartansson e aquela que foi considerada em 2019, pelo “The Guardian”, como a “melhor peça de arte contemporânea do século XXI”. O concerto “I Must Be The Devil”, de Kristín Anna, acontece na pedreira localizada no mosteiro, a partir das 22h20. Música e performances continuam pela noite e madrugada, com assinatura Volúpia e vários convidados.
A exposição e visita ao mosteiro são gratuitas mas o acesso ao jardim onde acontecem as performances e concertos tem um custo de 5 euros. Amanhã, a última visita a “não sofra mais” será mediada por Carlos Antunes, Daniel Madeira, Désirée Pedro, Jorge Cabrera e Jorge das Neves. Um pôr do sol, que começa às 19h00 e termina às 21h02, encerra a festa.

Expofacic 2024