Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Faleceu Mário Saraiva, antigo presidente dos Bombeiros da Mealhada


Mónica Sofia Lopes Sexta, 09 de Junho de 2023

Faleceu, com 86 anos, devido a doença, Mário Paiva de Sousa Saraiva, natural e residente na Mealhada, antigo presidente da direção dos Bombeiros Voluntários da Mealhada e antigo presidente da direção da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro. O cortejo fúnebre decorre na manhã desta sexta-feira, de carro até ao Cemitério local, depois de uma missa, na Igreja da Mealhada, que tem início às 11h00.
Nascido a 11 de outubro de 1936, Mário Saraiva foi, segundo uma nota dos Bombeiros da Mealhada, «um valoroso mealhadense, que se destacou desde muito cedo na vida associativa da nossa cidade, com a energia, a vitalidade e o sentido de análise e espírito crítico que possuem os Homens de grande envergadura».
Foi presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, de 1982 a 1996, e foi no seu mandato que foi construído, em 1993, o atual quartel da corporação. Um espaço que possui um pavilhão de utilização pública e comunitária que tem o seu nome. «O Dr. Mário Saraiva é e continuará a ser uma referência para muitas gerações de dirigentes e bombeiros da nossa corporação. A sua dedicação, o seu empenho, a sua devoção à nossa associação - no apoio a todos os bombeiros, a todos os comandos e a todas as direções - ficarão para sempre na história da nossa instituição», avança a mesma nota de pesar dos Bombeiros Voluntários da Mealhada.
Mário Saraiva foi sempre muito ativo no associativismo do concelho mealhadense, tendo feito parte, entre outras, da Associação dos Aposentados da Bairrada. Em 2019, foi-lhe também atribuído o galardão de Alto Prestígio na Gala Desportiva da Mealhada pela sua ativa participação no Grupo Desportivo da Mealhada, enquanto praticante de futebol, mas também no papel de dirigente.
Viúvo de Maria das Dores de Sousa Saraiva e pai de Ana Luísa Saraiva, José Pedro Saraiva e Maria João Saraiva (já falecida), Mário Saraiva recebeu, também em 2013, do Lions Clube de Mealhada a distinção de «Cidadão do Ano».

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu