Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Resíduos mineiros de carvão em autocombustão têm impacto negativo no ambiente


Segunda, 29 de Maio de 2023

Os resíduos mineiros de carvão em autocombustão têm impacto negativo para o meio ambiente, concluiu uma investigação da Universidade de Coimbra hoje tornada pública.

O estudo foi realizado pelo Departamento de Ciências da Terra (DCT) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Os investigadores explicaram que os resíduos mineiros de carvão em autocombustão têm impacte negativo no ambiente devido à produção de drenagem ácida que, como resultado, pode afetar os solos e os ecossistemas da área envolvente, referiu a UC numa nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa.

O trabalho sobre os resíduos mineiros em autocombustão em Portugal, iniciado em 2007, além de incidir sobre a identificação de autocombustão de resíduos mineiros resultantes da exploração de carvão no passado, visa identificar e compreender os impactes desse processo no ambiente, particularmente nos solos, nas águas e na atmosfera.

De acordo com a professora do DCT e autora do estudo, Joana Ribeiro, o impacte mais significativo pode estar relacionado com as emissões de compostos orgânicos voláteis durante a combustão.

“Foram detetadas substâncias, nomeadamente hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e outros compostos orgânicos, que são emitidas para a atmosfera e que são prejudiciais para a saúde humana. Esta situação pode ser particularmente preocupante quando as escombreiras em autocombustão se encontram perto de áreas habitadas”, revelou.

De acordo com a investigadora, em Portugal, são conhecidos três casos de escombreiras de resíduos mineiros de carvão cuja ignição começou em 2005, devido a incêndios florestais.

Uma dessas escombreiras, em São Pedro da Cova, Gondomar, permanece em autocombustão há quase duas décadas, sendo uma fonte de contaminação para a atmosfera devido à emissão de compostos orgânicos voláteis que resultam da combustão do carvão, e ainda para o meio envolvente, por causa da drenagem ácida.

Em 2017, outras duas escombreiras entraram em combustão, pelo mesmo motivo, mas nestes casos a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) implementou um projeto de reabilitação que permitiu a extinção da combustão.

“Há sempre formas de resolver situações como a da escombreira de São Pedro da Cova, no entanto, são dispendiosas e complexas”, assegurou Joana Ribeiro, acrescentando que existem soluções, como a que foi aplicada pela EDM que inclui a remobilização do material do local, arrefecimento com água e um agente retardador da temperatura, recolocação e compactação no local.

“Essa compactação é fundamental uma vez que faz com o acesso e a circulação do oxigénio no interior da escombreira, que alimenta o processo de combustão, seja limitado”, explicou.

Para a cientista, este é um processo que acontece em todo o mundo e que tem não só impacte ambiental e na saúde, mas também a nível económico, visto que pode ocorrer numa mina de carvão e nas camadas de carvão propriamente ditas, alterando e inviabilizando o recurso geológico.

Por isso, é muito importante fazer uma inventariação das escombreiras de carvão que existem em Portugal, das respetivas características e condições de deposição, assim como da situação em relação ao enquadramento em zonas florestais.

Desta forma, o risco de ignição e consequente autocombustão de escombreiras de carvão poderia ser minimizado através da gestão florestal e territorial adequada, considerou Joana Ribeiro.

O estudo contou também com investigadores da Universidade do Porto e pode ser consultado através do ‘link’ https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0166516222002282.

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu