Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

GNR resgatou 151 migrantes ao largo da costa italiana de Crotone


Segunda, 29 de Maio de 2023

A GNR, através da Unidade de Controlo Costeiro, anunciou hoje que resgatou no sábado 151 migrantes ao largo da costa de Crotone, em Itália, no âmbito da operação conjunta “THEMIS 2023” que durou mais de 29 horas.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republica (GNR) adianta que “durante o patrulhamento e após o alerta das autoridades italianas para o deslocamento de uma embarcação de pesca suspeita de transportar migrantes a bordo, pelas 00:50, a Lancha de Patrulhamento Costeiro “Bojador” foi acionada para apoiar na ação de deteção”.

A GNR indica que a embarcação de pesca que se dirigia para a costa italiana foi detetada pelas 13:35 locais, tendo sido declarada operação de busca e salvamento por se tratar de um barco com mais de uma centena de migrantes a bordo.

No local, conta a GNR, encontrava-se apenas a Lancha de Patrulhamento Costeiro “Bojador” e dado o elevado número de pessoas a bordo, foi dada indicação para manter a vigilância e aguardar a chegada de uma outra embarcação pertencente à Guardia Costiera, para se dar início à operação de resgate.

“Pelas 16:00 deu-se por concluída a transferência dos migrantes, para bordo da embarcação portuguesa, contabilizando-se um total de 151 migrantes, entre os quais se encontravam 35 crianças”, refere a guarda.

Os migrantes foram depois levados para o Porto de Crotone, onde desembarcaram em segurança.

A GNR, através da Unidade de Controlo Costeiro, projetou a Lancha de Patrulhamento Costeiro “Bojador” na Operação Conjunta “THEMIS 2023” - Itália, sob a égide da Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia, para controlar os fluxos de migração e impedir a criminalidade transfronteiriça, que decorrerá até 12 de julho.

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu