Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

PRR: Parte sul do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova em Coimbra com investimento de 1,1 ME


Segunda, 22 de Maio de 2023

O presidente da Confraria da Rainha Santa Isabel, Joaquim Nora, congratulou-se hoje com a inclusão do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova na lista de monumentos a reabilitar, num investimento “indispensável e urgente” que ronda os 1,1 milhões de euros.

“É uma obra indispensável e muito urgente. Será um grande benefício para a cidade, para Coimbra, para o santuário da Rainha Santa Isabel e para a monumentalidade nacional que é relevante”, justificou.

O Ministério da Cultura revelou, na semana passada, que a reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Património Cultural prevê mais 40 milhões de euros de investimento e intervenções em 29 monumentos, sítios arqueológicos e museus.

Segundo o Ministério da Cultura, os 40 milhões de euros que resultam da reprogramação juntam-se aos 150 milhões inicialmente previstos para a reabilitação do património cultural e as novas 29 intervenções acrescem às 49 já programadas.

Em declarações à agência Lusa, Joaquim Nora explicou que o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova está dividido em duas partes, sendo que a parte sul pertence à Confraria da Rainha Santa Isabel e a parte norte pertence ao Estado, estando prevista a sua reabilitação e transformação em unidade hoteleira, no âmbito do programa REVIVE.

Já na parte sul, que engloba os claustros, igreja, adro, antigas casas do pároco e sacristão, e a albergaria dos peregrinos, é visível “uma grande necessidade de rever toda a cobertura e telhado”.

“Há necessidade de reabilitação também da fachada e nas estruturas internas, onde se infiltra a humidade, bem como os claustros estão muito precisados: todas aquelas janelas e as paredes. Está precisada a cobertura da igreja e é necessário, sobretudo, tirar as humidades, limpar e repor o que a humidade entorpeceu, para além de se repararem as fissuras das paredes no coro alto”, descreveu.

Tasca do Ronaldão



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu