Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Cidadãos por Coimbra querem ver discutidas soluções urbanísticas e de mobilidade


Segunda, 15 de Maio de 2023

O movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) apelou hoje a uma participação da cidade na discussão pública do Plano de Pormenor da estação ferroviária, que vai decorrer na próxima semana com a participação de Joan Busquets.

O arquiteto catalão é responsável pelo projeto que estabelece as bases do Plano de Pormenor da construção da nova estação de Coimbra-B, que foi apresentado em 18 de janeiro nos Paços do Concelho.

Em conferência de imprensa, o coordenador do CpC, Jorge Gouveia Monteiro, apelou hoje a uma discussão alargada do estudo urbanístico do topo norte da cidade e das novas soluções de mobilidade, numa reunião agendada para 24, às 14:30, no auditório do parque tecnológico iParque.

O dirigente salientou que são precisas “boas soluções”, porque “o que vier a acontecer junto à futura estação intermodal, que abrange todos os meios de transporte, pode modificar muito esta zona da cidade e a sua ligação ao centro”.

Sem antecipar as suas propostas, que remeteu para a discussão pública do dia 24, Gouveia Monteiro frisou que é preciso “um grande debate para se chegar a decisões acertadas” de como se vai conseguir “uma redução drástica dos automóveis na zona da rotunda do Almegue e na Casa do Sal, que é um ponto essencial”.

“Como é que vamos poupar o Choupal e as margens do rio [Mondego] e garantir que as intervenções respeitam esse património valiosíssimo da cidade, e como é que vamos tratar toda a malha urbana do topo norte da cidade como centro da cidade e não um emaranhado de viadutos e de acessos, com semáforos e congestionamentos”, questionou.

Expofacic 2024