
Voluntários cuidam dos pés mas também do espírito do peregrino
Largas centenas de peregrinos têm caminhado por estes dias até Fátima. Hoje, já muitos estarão no Santuário para, mais logo, assistirem à emotiva Procissão das Velas.
Todos os anos assim é, sobretudo por altura do 13 de Maio e do 13 de Outubro, com cada vez mais pessoas a organizarem-se em grupos, porém, ainda há quem o faça «à moda antiga», isto é, sozinho ou na companhia de uma só pessoa e sem nada marcado para descanso ou alimentação ao longo do percurso.
São disso exemplo os amigos Vítor e Jorge que há duas décadas tiram férias nestes dias, e, movidos pela fé, percorrem cerca de 200 quilómetros a pé desde Vila Nova de Gaia.

Reitor deixa palavra de Esperança
O padre Carlos Cabecinhas recorda que há uns anos havia a perceção de que o fenómeno da peregrinação a pé se iria diluir pouco a pouco até desaparecer.
Porém, «temos assistido a um aumento de peregrinos a pé. As pessoas continuam motivadas para esta forte e exigente experiência», reconhece. Assim, deixa a todos os peregrinos (de maio e não só) uma palavra de esperança. «Estamos no ano do Jubileu da Esperança e o pôr-se a caminho é manter acesa a esperança de que na vida nunca caminhamos sós. Deus acompanha-nos e não deixará de apoiar os nossos passos».
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante:











