Areaclientedc
Última Hora

Subscreva a partir de 10€

Tenha acesso a conteúdo exclusivo e um novo espaço desenhado a pensar na sua experiência.

Pub

Depois da Europa se render também o Mundial virá à Barrinha

Pilotos franceses e belgas dominaram na Praia de Mira e o presidente da autarquia de Mira, Artur Fresco, acredita que os melhores do mundo virão em 2028

A Barrinha da Praia de Mira voltou a encher-se de pessoas que não quiseram perder a oportunidade de ver de perto os melhores pilotos da europa, que disputaram ali, ao longo de três dias, a primeira etapa do Campeonato da Europa de Aquabike. A velocidade, a adrenalina e as manobras arriscadas fizeram as delícias dos espectadores que mesmo perante tanto calor fizeram questão de aplaudir os “artistas”.

E o Grande Prémio de Mira 2026, que recebeu um recorde de cerca de 140 pilotos, teve o francês Jeremy Perez como vencedor na prova principal (Runabout GP1), enquanto o belga Quinten Bossche e a francesa Estelle Poret foram os mais fortes em Ski GP 1 masculino e feminino, respetivamente. Refira-se que o Europeu é composto por mais duas provas, que serão realizadas na Hungria e França.

«Muito orgulhoso. Lutámos para que isto não desaparecesse da Barrinha da Praia de Mira. É uma continuidade que estamos a dar ao trabalho do nosso saudoso Raul Almeida. Estou muito satisfeito de termos conseguido um novo recorde de pilotos este ano. Portanto, quer dizer que Portugal está muito bem visto nesta modalidade. A Barrinha da Praia de Mira recebe a única prova em Portugal», declarou Artur Fresco ao Diário de Co­imbra que não tem dúvidas de que «a Barrinha da Praia de Mira entrou no roteiro do Aquabike». «Os pilotos falam entre eles e além da competição que isto envolve têm ainda a parte do público e neste anfiteatro natural sentem o público perto deles. E gostam dis­so. Foi através do diálogo entre eles que conseguimos trazer mais pilotos. O ano passado tínhamos mais de 100 inscritos e vieram 97 ou 98 e desta vez tivemos cerca de 140. Estamos muito orgulhosos, mas é também uma responsabilidade enorme», prosseguiu o presidente da Câmara Municipal de Mira.

Artur Fresco não esconde o sonho de subir mais um degrau e revela mesmo que em 2028 a Barrinha da Praia de Mira da­rá palco a uma prova mundial. «Dialogámos com o senhor presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica, com a UIM e a H2O e está tudo encaminhado para que o Mundial de Aquabike venha a Mira, não é garantido é que seja já em 2027 por causa do calendário e compromissos anteriormente assumidos. Mas em 2028 será uma realidade. Em princípio Europeu para o ano e Mundial em 2028», rematou.

Julho 6, 2026 . 08:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right