Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Ia Cyber 20260619
Pub Dc Facit26 20260609
Legua Dc
Pub

Miranda do Corvo cria "laboratório" para desafios demográficos

Projeto vai procurar estratégias para criar um ambiente amigo das famílias e inovar no desenvolvimento territorial

Miranda do Corvo quer inverter as trajetórias demográficas negativas e redesenhar o desenvolvimento local, apostando em estratégias que possam atrair famílias ao concelho. E é com estes objetivos definidos que se prepara para lançar o Miranda Family Lab, que vai ser oficialmente apresentado na próxima terça-feira, numa conferência que coloca em cima da mesa os desafios demográficos.

O Miranda Family Lab assume-se como «laboratório territorial inovador que visa redesenhar o desenvolvimento local e posicionar o concelho como uma referência na atratividade para as famílias», afirma o município, que assume que o projeto «nasce com o objetivo de inverter trajetórias demográficas negativas apostando na qualidade de vida como principal motor de crescimento económico e coesão social».

O “laboratório” reúne um ecossistema institucional alargado, incluindo universidades, entidades europeias e organizações de inovação social. Estrutura-se em cinco pilares fundamentais de experimentação. Entre os principais focos, destaca-se a criação de um ambiente amigo das famílias, que promove o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, além de apoios à natalidade e educação. Paralelamente, pretende fomentar uma "Comunidade que cuida", valorizando as relações intergeracionais, a integração de novos residentes e a requalificação do espaço público e habitacional, tornando o concelho mais moderno e acolhedor.

Projeto arranca terça-feira na Casa Amarela

Marcando o arranque deste projeto, na terça-feira, na Casa Amarela, decorre a conferência “Miranda Family Lab”, que vai debater as estratégias de fixação de famílias e os novos paradigmas de inovação social em territórios de baixa densidade. A sessão de abertura será presidida pelo presidente da Câmara de Miranda do Corvo, José Miguel Ferreira, e o encerramento será da responsabilidade de Filipe Almeida, presidente da Portugal Inovação Social. “Famílias, natalidade e competitividade territorial”.

“É preciso uma aldeia inteira para a educação uma criança?” e “Os pequenos territórios podem liderar a inovação social?” são os três temas que vão nortear as intervenções previstas por especialistas, académicos e decisores políticos que vão participar no encontro.

Junho 21, 2026 . 10:10

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right