Na guerra do Irão joga-se a petrodólares e perde a Europa
Maio 10, 2026 . 13:05
"Sem assento nas negociações, sem autonomia energética e sem moeda com peso geopolítico, a Europa é o espectador mais exposto à instabilidade no Estreito de Ormuz." | texto de Opinião de Américo Figueiredo
Em 1944, no fim da 2.ª Guerra Mundial, os Aliados reuniram-se em Bretton Woods, nos EUA, e criaram um sistema financeiro global. A regra era simples: 35 dólares seria o preço de uma onça de ouro. As outras moedas cotavam em relação ao dólar. Todas tinham padrão-ouro através do dólar americano.
O sistema durou até os EUA ligarem as rotativas para fazer dinheiro e financiar, em simultâneo, a Guerra do Vietname e os programas sociais de Lyndon Johnson. A desconfiança instalou-se, os países europeus começaram a comprar ouro físico, e em agosto de 1971 Nixon suspendeu a convertibilidade. O padrão-ouro morreu. O dólar ficou sem suporte — e o mundo sem sistema.
Para continuar a ler este artigo
Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agoranosso assinante:
Se já é nosso
assinante:
assinante:
Inicie sessão
Maio 10, 2026 . 13:05








