Areaclientedc
Última Hora
Pub

Rio Ceira continua a subir e inunda casas no Cabouco

O presidente da Junta de Freguesia de Ceira, Fernando Almeida, explicou que o rio avançou cerca de 30 metros durante a tarde de hoje

O rio Ceira, no concelho de Coimbra, voltou a subir durante a tarde de hoje, inundando várias casas no Cabouco, de onde os habitantes já tinham sido retirados aquando das primeiras inundações, disse o presidente da Junta.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Ceira, Fernando Almeida, explicou que o rio avançou cerca de 30 metros durante a tarde de hoje.

“Tinha estado aqui a seguir ao almoço, pelas 14h30, e a água avançou para aí uns 30 metros. Em altura não sei precisar quanto subiu, mas em comprimento eu conseguia andar mais de 30 metros e agora já tem água”, detalhou.

Fernando Almeida encontrava-se, pelas 18h00, na rua da Lomba, no Cabouco, no local onde costumam ocorrer as inundações.

“Neste sítio acontece sempre, as pessoas já sabem que é assim e só duas ou três é que ficam nas suas casas, que são altas. Aí a água não chega, nem que suba para aí um metro, têm os andares de cima: ficam por livre vontade, têm alimentação e não estão em perigo”, referiu.

A maior subida dos níveis de água do Rio Ceira registou-se “há cerca de 15 dias, com a tempestade Kristin”.

Subiu em altura mais ou menos um metro! Na semana passada também subiu, mas não foi tanto”, descreveu.

De acordo com o autarca, o Rio Ceira deverá subir ainda mais nas próximas horas, perspetivando “uma noite muito trabalhosa".

Fevereiro 10, 2026 . 20:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right