Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Aecoimbra 20260528
Pub Dc Rfm Somnii 20260527
Legua Dc
Pub

Centenas de turistas retidos em ilha no Iémen

Dos 416 turistas retidos mais de 60 são cidadãos russos

Mais de 400 turistas estão retidos numa ilha no sul do Iémen depois de as ligação aéreas terem sido canceladas devido às tensões que afetam a região há vários dias, disseram as autoridades locais.

Yehya ben Afrar, vice-governador da ilha de Socotra responsável pela cultura e turismo, disse à Agência France Presse que estão na ilha mais de 400 turistas estrangeiros e que os "voos foram cancelados".

Um outro representante do governo disse que 416 turistas estão retidos na ilha, incluindo mais de 60 cidadãos russos.

O arquipélago de Socotra é constituído por seis ilhas localizadas entre o Golfo de Áden e o Canal de Guardafui no Mar da Arábia.

Atualmente, as ilhas são controladas pelo Conselho de Transição do Sul, uma fação separatista do Iémen apoiadas pelos Emirados Árabes Unidos.

Na década de 1970, as ilhas faziam parte do Iémen do Sul e chegaram a albergar uma base naval da ex-União Soviética.

O Iémen enfrenta uma guerra civil desde que os rebeldes xiitas huthis, apoiados pelo Irão, tomaram a capital (Sana) em 2014.

O conflito internacionalizou-se um ano depois, quando a Arábia Saudita liderou uma coligação internacional para apoiar o governo iemenita contra os houthis.

As rivalidades internas dentro dos setores anti-houthi desencadearam um novo conflito em 2018, opondo os separatistas do sul do Iémen, agrupados no Conselho de Transição do Sul, às forças governamentais, apoiadas respetivamente pelos Emirados Árabes Unidos e pela Arábia Saudita, que anteriormente faziam parte da mesma coligação.

Janeiro 5, 2026 . 14:20

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right