Areaclientedc
Última Hora

Subscreva a partir de 10€

Tenha acesso a conteúdo exclusivo e um novo espaço desenhado a pensar na sua experiência.

Pub

Museu Municipal assinala 25 anos com viagem ao século XVIII

Edifício Chiado assinala o aniversário com uma recriação da sociabilidade do século XVIII inspirada na Coleção Telo de Morais. Comemorações prolongam-se até outubro

O Museu Municipal de Coimbra assinala amanhã o 25.º aniversário da abertura do seu primeiro núcleo, o Edifício Chiado, com uma visita encenada que convida o público a recuar ao século XVIII e a descobrir os hábitos de sociabilidade associados ao consumo de café.

A iniciativa marca o início de um programa comemorativo que se prolonga até outubro e que pretende revisitar o percurso de uma instituição que, ao longo de um quarto de século, passou de um único espaço museológico para uma rede de seis núcleos distribuídos pela cidade.

A primeira iniciativa está marcada para as 21h00 desta quinta-feira e resulta de uma parceria entre a Divisão de Museologia da Câmara Municipal de Coimbra, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e a Academia de Beleza Coimbra. Sob o título "O aroma da Razão: café e sociabilidade no século das Luzes na Coleção Telo de Morais", a visita encenada transporta os participantes para o ambiente de um salão aristocrático setecentista, onde o café, o chá e o chocolate se afirmavam como bebidas de prestígio e os encontros sociais eram palco de convívio, debate e afirmação cultural. Através das personagens D. José e D. Maria Teresa, os visitantes serão conduzidos por uma narrativa construída a partir de uma peça de porcelana chinesa da denominada "Família Rosa", produzida durante o período Qianlong, entre 1736 e 1795, e integrada na Coleção Telo de Morais. A partir deste objeto, serão abordados temas como o comércio entre a Europa e o Oriente, o gosto pelas porcelanas orientais, os códigos de etiqueta da época e a crescente importância do café na sociedade europeia do século das Luzes.

25 anos depois, Museu Municipal celebra o caminho feito com uma visita encenada e uma oficina de gastronomia histórica

A experiência termina com uma oficina de gastronomia histórica, durante a qual os participantes terão contacto com sabores e aromas inspirados na época, numa evocação do legado da coleção reunida por Maria Emília e José Carlos Telo de Morais e posteriormente doada ao município.

A participação é gratuita, embora sujeita a inscrição prévia e limitada a 30 pessoas. As inscrições podem ser efetuadas através dos contactos do Museu Municipal.

As comemorações prosseguem na próxima semana, a 21 de julho, com a inauguração da exposição "Viajar e Escrever – Coimbra nos séculos XVI a XIX", na Torre de Almedina, dedicada às representações da cidade ao longo de vários séculos.

Já para outubro, está prevista a realização de um colóquio dedicado à história, identidade e desafios do Museu Municipal de Coimbra, reunindo investigadores, profissionais de museus e agentes culturais para refletir sobre o percurso da instituição e sobre o futuro da valorização do património local.

Visita Edíficio Chiado 2

Inaugurado a 16 de julho de 2001, o Edifício Chiado foi o ponto de partida do Museu Municipal de Coimbra, acolhendo desde então a Coleção Telo de Morais.

Atualmente, o projeto integra também a Torre de Almedina, a Torre de Anto, a Sala da Cidade, o Edifício da Inquisição e o Mikveh, formando uma rede museológica dedicada à preservação e divulgação da história, da arte e da memória de Coimbra.

Julho 15, 2026 . 09:20

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right