Areaclientedc
Última Hora

Subscreva a partir de 10€

Tenha acesso a conteúdo exclusivo e um novo espaço desenhado a pensar na sua experiência.

Pub

Ministro diz que transição digital “tem custos e riscos”

Gonçalo Matias participou, em Coimbra, na apresentação pública da Plataforma de Gestão Urbana Intermunicipal

O ministro-Adjunto e da Reforma do Estado afirmou hoje em Coimbra, quando questionado sobre o caso dos exames nacionais, que a transição digital «tem riscos» e implica processos de tentativa e erro.

«A transição digital tem custos, a transição digital tem riscos. Todos nós ao longo da história da transição digital temos inúmeros exemplos de tentativa-erro», disse Gonçalo Matias, que respondia aos jornalistas sobre o caso dos exames nacionais, depois de ter participado na apresentação da plataforma de gestão urbana da Região Metropolitana de Coimbra – Comunidade Intermunicipal (RMC-CI), no Convento São Francisco.

«O que não estamos disponíveis é para deixar alguém para trás. O que estamos disponíveis é para avançar, aprender com aquilo que possa não correr bem e melhorar no futuro. Porque só assim é que nós conseguimos evoluir. E é por isso que nós hoje temos a digitalização que temos», vincou.

A presidente da RMC-CI realçou que a plataforma hoje apresentada, que representa um investimento de 1,92 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é «um novo capítulo» na forma como se olha para o território e a governação local.

Projeto permitirá reunir numa única infraestrutura tecnológica dados provenientes de sensores

«Este projeto permitirá reunir numa única infraestrutura tecnológica dados provenientes de sensores, equipamentos urbanos, sistemas municipais, cidadãos e diversas bases de informação, disponibilizando uma visão integrada e em tempo real do território», sublinhou Helena Teodósio.

Também a presidente da Câmara de Coimbra, Ana Abrunhosa, considerou que a plataforma será «o cérebro territorial», apoiando tomadas de decisão. Na sua intervenção, a autarca também deixou um alerta sobre a transição digital, quando se passa da «burocracia no papel para burocracia digital, multiplicando passos e barreiras».

Ana Abrunhosa defendeu uma desmaterialização acompanhada de simplificação de procedimentos, «eliminando redundâncias para garantir que a tecnologia liberta tempo e recursos».

Julho 13, 2026 . 14:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right