
Canil Municipal ganha uma “ajuda” vinda da Queima
A Queima das Fitas traz consigo um conjunto de atividades de teor social que, muitas vezes, ligam os jovens estudantes a temas relevantes da atualidade local. Nesta época de festa, alguns membros da Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) juntaram-se e, ao lado do Canil Municipal de Coimbra, aproveitaram para tirar algumas fotografias junto dos “patudos” para os apresentar à comunidade e motivar adoções responsáveis.
«Não se trata apenas de mostrar os animais, mas sim de dar um apoio para que sejam adotados, de forma responsável claro», revelou Tiago Miranda, vice-coordenador geral da COQF. Na sua ótica é importante garantir que os estudantes «apoiam causas sociais», tendo, ao longo dos últimos anos, existido a preocupação de ligar a maior festa dos estudantes à comunidade. «Este ano já fizemos várias recolhas de sangue, palestras sobre inclusão social e, neste momento, vamos aproveitar para ajudar numa campanha de adoção», explicou.
Com os olhos postos em si, Bucky, uma das “cadelinhas” do canil, foi a figura escolhida para representar os seus “amigos de quatro patas”. Bem comportada, demonstrou que todos merecem um pouco de amor e carinho, sendo um exemplo do que esperar a quem adotar um dos cães deste canil. «É importante que as pessoas os vejam e saibam que são reais. Neste momento estamos em risco de sobrelotação, temos entre 100 e 120 cães, mais uns 50 gatos no canil e é uma situação que precisa de uma solução: a adoção», alertou Mariana Portugal, chefe de divisão da Câmara Municipal de Coimbra.
A atividade parte de uma “sessão fotográfica” com estudantes e cães, de onde nasceram postáis que podem ser adquiridos na Toga, parceiro oficial, na reprografia da Associação Académica de Coimbra ou no contentor de “merchandise” da Queima das Fitas, no interior do recinto da Praça da Canção. Cada postal tem o custo de cinco euros e todo o valor reverte diretamente para o canil.
Presente na sessão esteve, ainda Alberto Barreira, em representação do canil municipal, que revelou que existem medidas a ser tomadas para combater a falta de espaço no espaço. «Temos uma empreitada alinhada num valor que ronda as centenas de milhar de euros», explicou, relembrando que essa empreitada tem valor alocado sendo as doações dos postais «um extra que ajuda noutros aspetos».
O objetivo desta campanha, garantem as três entidades, não é “forçar” a adoção, muito pelo contrário. «Queremos alertar para a sobrelotação do canil, mas queremos sobretudo garantir que os nossos cães são adotados. Queremos sensibilizar as pessoas para adotarem de forma responsável e que o canil seja uma estadia de curta duração».











