
Tavarede faz festa “à moda antiga” no próximo sábado
O Dia de Tavarede celebra-se no próximo dia 9, sábado, data em que foi atribuído o foral por El-Rei D. Manuel no ano de 1516. Assim, 510 anos depois, a junta de freguesia preparou para este ano uma festa “à moda antiga”, que vai decorrer durante três dias e onde o executivo pretende não só promover o convívio entre os seus fregueses e visitantes, mas também homenagear e celebrar as gentes da terra do limonete.
«Pensámos/delineámos uma festa a contar com as coletividades e para as coletividades», afirmou Tiago Carvalho, presidente da Junta de Tavarede, durante a sessão solene das comemorações do cinquentenário do Grupo Desportivo e Recreativo da Chã, na passada sexta-feira.
Aliás, foi nesta ocasião que o autarca revelou a homenagem a duas instituições locais nas festas da freguesia: o GDR da Chã e a Tuna de Tavarede. «Nós estaremos sempre cá», afirmou Tiago Carvalho, demonstrando disponibilidade para valorizar e apoiar o associativismo tavaredense.
As comemorações começam já na próxima sexta-feira, a partir das 20h00, com a abertura das tasquinhas, seguindo-se, pelas 21h30, um espetáculo de fogo no palco instalado na Rua A Voz da Justiça. Porém, as atenções estarão todas voltadas para alguém bem conhecido dos figueirenses.
Saúl é o cabeça de cartaz desta noite de festa, cujo concerto está marcado para as 22h00 e que promete animar o público com temas de sucesso como “Termómetro”, “Agarra Aqui” ou “Comi-lhe o Melão”.
O ponto alto das celebrações do Dia de Tavarede acontece no sábado, dia 9, com um programa bastante diversificado. Às 09h00 realiza-se a caminhada “Rota das Fontes”, com dois percursos (3 e 7 km), sendo as inscrições gratuitas, mas obrigatórias na sede da junta. Já às 11h00 será levada a efeito a inauguração do monumento em homenagem aos bombeiros da Figueira da Foz, já instalado na rotunda que se situa junto ao posto de combustível Auchan, numa iniciativa promovida pelo Município da Figueira da Foz.
Entretanto, a abertura das tasquinhas nesse dia é feita a partir das 12h30 e a animação continuará durante a tarde em diferentes locais da freguesia.
O Rancho Etnográfico Os Cavadores do Saltadouro atua, às 16h00, no Largo da Igreja, e a Tuna Acordes da Foz, do GMIT, faz a festa no Jardim D. Amália, pelas 17h00.
Além disso, haverá ainda animação de rua pela Zarabatana Eventos ao longo do dia, assim como atividades infantis na Hortinha de Tavarede.
De realçar que a sessão solene do Dia de Tavarede está marcada para as 18h00 no palco instalado na Rua A Voz da Justiça, tendo como oradora Ana Maria Caetano e a intervenção musical da Tuna de Tavarede. Será nesta cerimónia que o executivo da junta de freguesia irá homenagear várias instituições e personalidades tavaredenses.
Refira-se que a festa continua pela noite dentro, tendo como cabeça de cartaz a artista Joana D’Arc. O concerto tem início às 22h00.
Por fim, o último dia de comemorações realiza-se no domingo, dia 10, com diferentes atividades. Às 09h00 é dinamizado um passeio de bicicletas antigas, enquanto às 10h00 decorre um mercadinho junto ao Largo da Igreja. Entretanto, o Jardim D. Amália será palco, pelas 15h00, para o Grupo de Cantares das Mulheres de Tavarede e o palco das festas recebe, às 16h00, a atuação do grupo de dança Bellatrix Stars do GDR Chã.
As comemorações encerram com a celebração de uma missa pelas 18h00.









