Areaclientedc
Última Hora

Concorrência e Economia

Maio 4, 2026 . 08:45
"A economia portuguesa sofre estas duas anomalias graves, em que apenas o sector exportador vive em regime de concorrência plena" | Texto de opinião de Henrique Neto

A concorrência representa um princípio básico de qualquer economia de mercado, mas no caso português conseguiu-se o extraordinário feito de haver simultaneamente erros na boa e na má concorrência, sem que os decisores políticos se apercebam do facto e, menos ainda, tentem corrigir as duas anomalias:

(primeira anomalia) as grandes empresas dos sectores das telecomunicações, da energia e dos transportes, onde a concorrência seria essencial para o bom funcionamento da economia e de serviço aos cidadãos, são empresas protegidas pelo Estado através de regras de fidelização forçada e vivem bem em grande sintonia e com preços geralmente superiores aos preços internacionais, além de pior serviços;

(segunda anomalia) por sua vez, as pequenas e microempresas, portuguesas, que na sua esmagadora maioria são comerciais, sobrevivem no mercado interno em regime de autoexploração, com níveis de concorrência absurdamente elevados, sem que o Estado se dê conta disso.

Ou seja, num e noutro caso, a economia portuguesa sofre estas duas anomalias graves, em que apenas o sector exportador vive em regime de concorrência plena, sabendo-se, todavia, que as exportações nacionais são as mais baixas de entre todos os países europeus da nossa dimensão.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Maio 4, 2026 . 08:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right