Sete dias por semana
1 Apagão.
Já passou um ano do apagão que deixou o país em suspenso durante horas a fio. Um episódio que, há um ano (28 de abril), revelou o quão egoístas podemos ser (o açambarcamento nas prateleiras de supermercado foi lamentável) e também o quanto mal podem fazer as “fake news” (durante boa parte do dia dava-se como garantido que a falta de energia era causada por um ataque russo). Um ano depois, com toda a pertinência, a DECO recordou a importância de todos termos em nossas casas um kit de emergência que ajude a manter a calma em momentos de tensão.
2 Kristin.
Também nesta semana assinalaram-se os três meses do início do chamado comboio de tempestades que deixou um rasto de destruição na região Centro. Passados 180 dias, os apoios teimam em não chegar aos lesados muito por culpa da burocracia mas também – como explicou esta semana Ribau Esteves – por causa das inúmeras tentativas de fraude que se estão a verificar por parte de quem está a tentar aproveitar-se desta situação. Um fenómeno que não sendo uma novidade, causou perplexidade ao presidente da CCDR Centro pelo número de casos “falsos” que estão a ser apresentados. Sem comentários.
3 Justiça.
E não fosse a Justiça portuguesa conhecida pela sua morosidade e podíamos acreditar que estas candidaturas fraudulentas teriam um castigo em breve. Ainda esta semana foi noticiado que prescreveram mais alguns crimes de que José Sócrates está acusado. Caso se venha a confirmar esta situação (e o mesmo poderá acontecer a mais crimes tendo em conta o andamento do processo) é a falência do sistema de Justiça em Portugal. Um país em que os tribunais perdem a sua credibilidade, caminha vertiginosamente para um abismo populista.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante:








