
Anozero’26 intensifica programação entre 24 e 26 de abril com atividades, exposições e performance na cidade
O Anozero’26 – Bienal de Coimbra apresenta, entre os dias 24 e 26 de abril, um conjunto alargado de propostas que cruzam pensamento, criação artística e participação pública, distribuídas por vários espaços da cidade.
No dia 24 de abril, às 16h30, o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova acolhe a apresentação do livro «A Escrita da Arte: Textos de Artistas Portugueses (1958–1992)», com coordenação de Catarina Rosendo, contando com a participação de Marta Mestre e moderação de Daniel Madeira.
No dia 25 de abril, o programa intensifica-se com diferentes iniciativas. Entre as 11h30 e as 18h15, decorre a performance mediada «Se fecho os olhos… que vejo?», de Mariana Quinteira, com início na Praça 8 de Maio e percurso pela Baixa de Coimbra. Através de uma experiência sensorial e participativa, o projeto propõe uma reflexão sobre os modos de habitar o espaço urbano, convocando a escuta, a memória e a relação com o outro.
Ainda no mesmo dia, entre as 14h30 e as 17h30, realiza-se o laboratório de criação «A transformação da paisagem como trabalho artístico», orientado por Pedro Gramaxo, no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova. Com a duração de três horas, esta formação combina uma abordagem teórica e prática, partindo de referências artísticas contemporâneas para explorar os hibridismos da instalação e as expressões que habitam territórios de fronteira. O laboratório propõe-se como um espaço de encontro — artístico, social e político — onde se pensa a paisagem em transformação, questionando o impacto das dinâmicas de exploração e intervenção humana sobre os territórios. A participação está limitada a 20 pessoas e tem o custo de 8 €. (Inscrições em: www.anozero26.short.gy/Inscricao) Estão ainda disponíveis 5 bolsas de fomento, mediante candidatura através do e-mail [email protected].
Em paralelo ao programa expositivo da Bienal, o Programa Convergente mantém-se ativo, destacando-se, na Fundação Bissaya Barreto – Casa das Artes, a exposição «Como habitar o tempo», de Nuno Sampaio, com curadoria de Lia Cachim, que explora a relação entre matéria, tempo e corpo, numa reflexão sobre permanência e transformação. Na Casa-Museu Bissaya Barreto, a exposição «CUIDADORIA: abraçar, constelar, outrar», com curadoria de Ana Rito e Hugo Barata, propõe uma expansão do conceito de cuidado enquanto prática estética, ética e relacional.
No Seminário Maior de Coimbra, encontra-se patente a exposição coletiva «fight Lookism!! ou O meu olhar é pouco para ver-te», com curadoria de Daniel Madeira. Integrando obras da Coleção de Arte Contemporânea do CAPC, a mostra reúne obras de Alice Geirinhas, António Olaio, Borges Lopes, Catarina Baleiras, Cristina Mateus, Entertainment Co., Gonçalo Pena, Inácio Matsinhe, Jorge das Neves, Matilde Marçal, Pedro Amaral e Silvestre Pestana. A exposição propõe uma reflexão crítica sobre os mecanismos de perceção e os julgamentos associados à aparência — o chamado lookism —, questionando os modos contemporâneos de ver e representar o corpo e a imagem.
Ao longo deste período, continuam também patentes outras exposições do programa convergente, como «Mapas do Olhar #03», no Centro Cultural Penedo da Saudade, «Os trópicos têm poros», de Lilian Walker, no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, e «Volátil», de André Silva, na Galeria 7.

Horários e espaços — Anozero’26
Pode consultar informação sobre os participantes em cada espaço em anozero26bienaldecoimbra.pt/participantes
Mosteiro de Santa Clara-a-Nova
Qua–Dom: 11h00–19h00
(última entrada às 18h30)
Aberto aos feriados
Círculo Sede (Rua Castro Matoso, 18)
Qua–Dom: 10h00–13h00 / 14h00–18h00
Aberto aos feriados
Círculo Sereia (Parque de Santa Cruz)
Qua–Dom: 10h00–13h00 / 14h00–18h00
Aberto aos feriados
Museu Municipal de Coimbra – Sala da Cidade
Ter–Dom: 13h00–18h00
Encerrado aos feriados
Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado
Ter–Sex: 10h00–18h00
Sáb–Dom: 10h00–13h00 / 14h00–18h00
Encerrado aos feriados
Convento São Francisco
Todos os dias: 15h00–20h00
(última entrada às 19h30)
Jardim Botânico (CC Martim de Freitas)
Seg–Dom: 09h00–19h00
Aberto aos feriados
MUSEU (Praça Cortes de Coimbra)
Aberto 24h










