Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Aecoimbra 20260528
Pub Dc Rfm Somnii 20260527
Legua Dc
Pub

José Luís Puerto vence Prémio Eduardo Lourenço 2026

O júri desta edição reuniu na sede do Centro de Estudos Ibéricos, que junta as Universidades de Coimbra e Salamanca, a Câmara da Guarda e o Instituto Politécnico local

O poeta, ensaísta e tradutor espanhol José Luis Puerto venceu hoje, por unanimidade, o Prémio Eduardo Lourenço 2026, anunciou a Câmara da Guarda.

Instituído em 2004, o galardão, no valor de 7.500 euros, distingue personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas.

O júri da 22.ª edição reuniu-se esta segunda-feira, na sede do Centro de Estudos Ibéricos (CEI), que junta as Universidades de Coimbra e Salamanca, a Câmara da Guarda e o Instituto Politécnico local.

O júri fundamentou a escolha de José Luis Puerto pelo seu “conhecimento profundo da língua e da cultura portuguesas, evidentes nas suas traduções de poetas portugueses e na integração de elementos culturais ibéricos na sua poesia, trabalho etnográfico e investigação sobre a tradição oral”, revelou o município em comunicado enviado à agência Lusa.

A autarquia acrescentou que esta edição ficou marcada pela “elevada qualidade e diversidade” das candidaturas apresentadas.

José Luis Puerto sucede ao cardeal e poeta português José Tolentino de Mendonça.

Abril 20, 2026 . 15:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right