
Coimbra BD com mais espaço e convidados
Coimbra BD acontece nos próximos dias 24, 25 e 26 de abril, em vários espaços do Convento São Francisco que este ano volta a ser o palco escolhido para um programa mais diverso, que se alargou a novos espaços, como a Antiga Igreja que vai acolher várias editoras e sessões de autógrafos. Esta é uma das novidades para esta edição.
Durante três dias, serão mais de 60 autores e ilustradores nacionais e internacionais presentes na 10.ª edição do Coimbra BD. A programação contempla exposições, sessões de autógrafos, workshops, lançamentos de livros e jogos e até um concurso de Cosplay, tudo dedicado à cultura pop.
O festival, organizado pelo Município de Coimbra, tem produção e programação da GuessTheChoice que tem vindo a dinamizar o festival, captando cada vez mais participantes. Nesse sentido, o investimento do Município é de «54 mil euros, mais 14 mil euros do que no ano passado», avançou Margarida Mendes Silva, vereadora da Cultura, durante a conferência de imprensa.
Videojogos é das áreas com mais procura
Em 2025, o evento recebeu 18.200 visitantes e para este ano «o objetivo é, no mínimo, ter 18.201», afirmou Pedro Cardoso, responsável pela entidade organizador. «Procuramos sempre enriquecer este conteúdo. O nosso propósito é tornar o Coimbra BD num epicentro da BD em Portugal», defendeu.
Nesse sentido, entre os 60 convidados há nomes como Daniel Maia (o autor do cartaz do evento), André Carrilho, João Mascarenhas, Filipe Abranches, e nomes internacionais como Marcello Quintanilha, Ángel de la Calle e Anna Poszepczyńska (atriz polaca). Um dos pontos com mais procura do Coimbra BD é a área dedicada aos videojogos com uma estreia de um jogo baseado no filme “O velho e a espada” que teve origem numa banda desenhada, também apresentada na edição do ano passado.
Pedro Cardoso destacou ainda a realização do concurso de Cosplay que irá eleger o representante de Portugal para o MCM London, o que acontece pela primeira vez no Coimbra BD. O festival inclui uma área dedicada aos jogos de tabuleiro, com demonstrações de “Dungeons and Dragons”, painéis e torneios de títulos como “Lorcana Winterspell”, “Azul Duel” e “Scrabble”.
Evento decorre dias 24, 25 e 26 de abril
«Esta Coimbra BD consolida o posicionamento da cidade como território de criação, de divulgação e de encontro em torno da banda desenhada, da ilustração e dos universos, que hoje são vários, associados à BD», salientou a vereadora da cultura. A Coimbra BD decorre entre as 10h00 e as 20h00, nos dias 24 e 25, no domingo encerra mais cedo, pelas 18h00.











