Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Aecoimbra 20260528
Pub Dc Rfm Somnii 20260527
Legua Dc
Pub

Nigéria abre inquérito pela morte de 56 civis em ataque aéreo

Investigações que se seguem geralmente não conduzem a nenhum resultado concreto

A Nigéria anunciou hoje a abertura de uma investigação após um ataque aéreo ter causado pelo menos 56 mortos num mercado muito movimentado da aldeia de Jilli, no nordeste do país, no sábado.

«O governo federal ordenou uma investigação completa e independente sobre o incidente, que irá analisar os dados de inteligência, a identificação do alvo e a execução da operação. Iremos corrigir as falhas e assegurar que as responsabilidades sejam apuradas, se for o caso», declarou o ministro da Informação, Mohammed Idris, num comunicado citado pela agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP).

Os ataques aéreos do exército nigeriano já causaram a morte de civis no passado. As investigações que se seguem geralmente não conduzem a nenhum resultado concreto. Não é a primeira vez que os ataques aéreos das forças armadas da Nigéria causam mortes de civis, mas as investigações geralmente não levam a nenhum resultado, salienta a AFP.

A Amnistia Internacional referiu «mais de 100 mortos» no mercado da aldeia de Jilli, enquanto um relatório de segurança falava em «56 mortos» e um líder local apontou para «200 mortos e feridos». O país mais populoso de África enfrenta há 17 anos uma insurreição jihadista, desencadeada em 2009 pela violência do Boko Haram e também alimentada por poderosas fações dissidentes, como o grupo Estado Islâmico na África Ocidental (ISWAP).

Abril 14, 2026 . 22:49

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right