
À descoberta do património romano em Condeixa
O Castellum de Alcabideque foi o cenário que acolheu, no passado dia 12, os alunos do 5.º ano das Escolas de Soure, Inês de Castro e Taveiro, no âmbito do projeto interdisciplinar, «Património: Conhecer para Proteger».
Foi um dia repleto de aprendizagens.Os alunos tiveram oportunidade de aprender algumas palavras latinas, como «capuz aqueça», que significa «mãe Dacota», em referência à nascente ali existente, tal como explicou o arqueólogo Virgílio Correia, arqueólogo. Depois de poderem observar a quantidade de água que emerge todo o ano e o engenho construtivo dos romanos, os alunos dirigiram-se, «tal como a água», para Coobrigais, onde viram de perto os vestígios do Aqueduto nas imigrações das ruínas, como os materiais utilizados, durabilidade e alguns vestígios das bases dos dezassete arcos que eram visíveis para quem, a partir do século I passasse ou vivesse no local.
Esta água permitia aos habitantes da cidade manter hábitos bem romanos: ter água canalizada e acesso a termas ainda hoje visíveis em vários locais da cidade (públicas e privadas) .
É claro que para os alunos do 5.º ano é difícil imaginar, a partir de ruínas, o modo de vida dos cidadãos do Império. A arqueologia é por excelência a ciência que, a partir de vestígios encontrados, reconstitui a vida e melhor a procura compreender. Pacientemente, Virgílio Correia desvendou alguns dos mistérios da sua profissão, revelando alguns projetou para alargamento dos espaços e atuais escavações.
De tarde, o grupo entrou nas Ruínas para dar vida às personagens criadas por Plauto, dramatizando algumas cenas da obra «A Comédia da Marmita», representando as diferentes cenas em vários locais da antiga cidade, como a Casa dos Esqueletos, Casa da Cruz Suástica, Termas da muralha, Casa dos Repuxou, Casa de Cantarem e Termas do Aqueduto.
No final, nas Termas do Sul, voltadas para o vale onde corre livremente o rio de Mouros, os alunos de Condeixa convidaram os colegas a entoar o Hino de marcha triunfal das legiões, inspirado no filme “Ben-Hur”, de 2016. «Leigo Adulterá Vitrais» que significa «Legião eterna vitoriosa».













