Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Ia Cyber 20260619
Pub Dc Facit26 20260609
Légua Esgotada
Pub

“Centro Náutico Joaquim de Sousa” homenageia dedicação ao Ginásio Clube Figueirense

Espaço que “tão bem representa a cultura ginasista” passa a ter nome de “um homem” cuja devoção e trabalho “se confundem com a própria identidade do clube”, diz presidente da direção

Gratidão, respeito e emoção.

Estas são três palavras que definem a forma como ontem foi vivida a homenagem, que reuniu sócios, amigos e atletas, a Joaquim de Sousa, cujo nome fica a partir de agora imortalizado no Centro Náutico do Ginásio Clube Figueirense na Fontela, Figueira da Foz.

Tratou-se de uma cerimónia «singela mas de grande significado», que teve como objetivo o reconhecimento por parte da coletividade a uma das figuras mais marcantes da sua história, destacando o papel de Joaquim de Sousa na «base do crescimento e afirmação de áreas como a natação, o basquetebol e o remo», onde, segundo a presidente do clube, o homenageado «dinamizou projetos marcantes como o Centro Náutico, a Sala Museu e tantas outras estruturas que hoje fazem parte da identidade» da coletividade.

«Prestamos homenagem ao Dr. Joaquim de Sousa, um homem cuja dedicação e trabalho, ao longo de muitos anos, se confundem com a própria identidade do clube», vincou Ana Rolo.

Sócio escolar do Ginásio desde 22 de Março de 1950, há precisamente 76 anos, e sócio efetivo desde 1956, ao «longo de décadas construiu um percurso absolutamente notável», tendo sido «atleta em várias modalidades, treinador, dirigente e um dos grandes impulsionadores de algumas das mais importantes iniciativas do clube», destacou a responsável.

Joaquim de Sousa, acrescentou Ana Rolo, foi igualmente «um dos rostos da modernização do clube, desde a comunicação à organização interna, deixando uma marca profunda e duradoura».

«Mas o seu contributo vai muito além do Ginásio. Professor, homem de intervenção cívica e política, desempenhou funções de grande responsabilidade a nível nacional, sempre com o mesmo espírito de missão, dedicação e sentido de serviço».

Com esta cerimónia, o Ginásio «tem a honra de atribuir o nome “Centro Náutico Joaquim de Sousa”» a um espaço que «tão bem representa a cultura ginasista, através do investimento em infraestruturas que promovem o desporto, a formação e o envolvimento da comunidade», disse.

Pedro Santana Lopes mostrou-se emocionado com o tributo que o Ginásio prestou a Joaquim de Sousa.

«Sou um bocado piegas, por isso não quero comover-me, mas se há algo que me encheu a alma no mandato anterior foi ter podido voltar a estar perto de si, sentir o seu estímulo e as suas ordens», salientou o presidente da Câmara da Figueira da Foz.

«Quero dizer obrigado em nome de toda a comunidade. A senhora presidente da direção já agradeceu em nome do Ginásio Figueirense. Quero dizer obrigado em nome de tantas instituições e tantas entidades, do município, do porto, da misericórdia, do país, de tantas outras privadas e do setor público, pela forma como serviu, e serve, de modo exemplar ao longo de uma vida dedicada às causas nobres», realçou o autarca.

«As homenagens em vida são sempre muito mais bonitas e há de ser possível ter muito mais homenagens durante os muitos anos que tem pela frente, se Deus quiser», referiu, concluindo: «grande abraço e muito obrigado».

Centro Náutico Joaquim De Sousa 5
Março 23, 2026 . 09:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right