
O Teatro da Cerca recebe sexta-feira a 250.ª sessão do espetáculo “Embarcação do Inferno”
Na próxima sexta-feira, a Escola da Noite apresenta a 250.ª sessão do espetáculo “Embarcação do Inferno” de Gil Vicente. Trata-se de uma co-produção com o Centro Dramático de Évora e estreou em 2016. Em cena há dez anos, já foi visto por mais de 25 mil pessoas, entre as quais vários milhares de alunos dos ensinos básico e secundário. Hoje, coube a vez aos alunos do 9.º ano da Escola Secundária José Falcão e da Escola 2,3 Alice Gouveia, assistirem a mais duas sessões. Amanhã, às 11h00 e às 15h00, mais duas apresentações destinadas ao público escolar e para sexta-feira, às 19h00, está marcada a sessão especial, que incluirá um brinde com os espectadores no final.
Recorde-se que a peça estreou em 2016, no Teatro Municipal Garcia de Resende, em Évora, cuja tipologia italiana permitiu imprimir «uma determinada singularidade» à co-produção das duas companhias de teatro. Singularidade essa que resulta de uma encenação pensada para tirar o melhor partido da «máquina teatral do palco do Teatro Garcia Resende» e que se transpõe para outros palcos através dos cenários e artefactos escolhidos, ao mesmo tempo que privilegia «uma tradição muito específica de Gil Vicente que é o seu apego à cultura popular que, na peça se traduz com elementos da tradição dos Bonecos de Santo Aleixo», tal como explicou António Augusto Barros, responsável pela encenação, em conjunto com José Russo, diretor do CENDREV e ator que encarna a personagem do Diabo.













