
Aulas de circo social no GIUC começam este mês na Figueira da Foz
O Grupo Instrução União Caceirense (GIUC) vai ser palco, a partir deste mês, de uma iniciativa inédita no concelho da Figueira da Foz. São aulas de circo social que estão abertas a todas as idades, a partir dos 3 anos, e que vêm preencher uma lacuna que existe no concelho.
«Estas aulas são para crianças, jovens, adultos e idosos. Todos podem participar. Queremos criar uma comunidade onde vamos aprender a fazer não só malabarismo, mas também equilibrismo e acrobacias. Além disso, as artes circenses têm muito a ver com foco, concentração e conseguirmos moldar o nosso corpo a fazer aquilo que nós queremos». Quem o garante é Ana João, mentora do projeto, sublinhando que esta atividade será uma forma de «renovar a cidade», já que «as artes circenses não são algo comum nesta região».
«Eu digo sempre às pessoas que para quem está a começar no malabarismo, a parte mais chata é apanhar as bolas. O resto é muito fácil e muito divertido», assevera a responsável, indicando que é também um teste à resiliência de cada um, por isso, treinar esta arte só tem vantagens. Além dos benefícios já referidos como a coordenação motora e a estimulação do cérebro, Ana João frisa ainda a redução dos níveis de stress e de ansiedade. «Vamos criar um grupo forte para confiarmos uns nos outros para fazerem ainda truques de magia e de ilusionismo uns com os outros», acrescenta.
As aulas vão realizar-se às quintas-feiras, das 18h30 às 20h00, no palco da coletividade de Caceira, freguesia de Alhadas, devendo ter até um máximo de 10 alunos. Os interessados podem efetuar as inscrições através do contacto 964 364 194 e deverão usar roupa e calçado confortável.
«As primeiras aulas vão ser muito diferentes das que se seguirão. O malabarismo precisa de uma base muito grande de perceção do material, conhecer o peso e o formato, pois uma bola é diferente de uma massa ou de um aro», explica Ana João. Nesse sentido, a iniciativa irá começar com cada aluno a construir o seu próprio material e, posteriormente, aprender a manusear vários malabares.
Entretanto, ao longo do ano, serão ainda convidados outros malabaristas a participar nas aulas de circo social, com o intuito de ensinar aos alunos diferentes áreas das artes circenses. No final, a mentora deste projeto pretende que os seus instruendos apresentem os conhecimentos adquiridos através da realização de um espetáculo no palco do Grupo Instrução União Caceirense.











