Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Aecoimbra 20260528
Pub Dc Rfm Somnii 20260527
Legua Dc
Pub

Caminhos do Cértoma e Centro de Saúde da Mealhada em obras

Serviços de saúde passam a funcionar em instalações provisórias e distintas, o que obriga os utentes a atenção para saberem onde se deslocar

O Centro de Saúde da Mealhada e a Unidade de Saúde Familiar Caminhos do Cértoma – Polo da Pampilhosa entraram em obras na semana passada, o que implica alterações aos utentes ao nível do edificado, sempre que necessitem de recorrer às referidas unidades de saúde.

Assim, o Serviço de Agudos Complementar do Centro de Saúde da Mealhada passa a funcionar em contentores, instalados muito perto deste edificado. A Unidade de Cuidados na Comunidade, a Equipa de Saúde Mental Comunitária e os Serviços de Psicologia e Serviço Social, funcionam no Espaço Inovação Mealhada; e a Unidade de Saúde Pública no edifício da Câmara Municipal. Numa nota informativa, a autarquia da Mealhada esclarece ainda que «as consultas do médico Luís Monteiro e da enfermeira Ana Raquel Baptista serão realizadas no Pólo do Barcouço (exceto nos dias 19 e 26 de janeiro e às quintas-feiras, no período da tarde, realizando-se nos contentores).

No caso da USF Caminhos do Cértoma – Polo da Pampilhosa, as consultas programadas são realizadas nos Polos de Luso e da Vacariça, «sendo sempre feito previamente o contacto telefónico com os utentes para confirmar o local e horário». Desde a última quarta-feira, que funciona um polo temporário no Mercado da Pampilhosa, aberto diariamente das 8h00 às 18h00, onde os utentes podem tratar de situações administrativas, ter tratamentos de enfermagem e consultas médicas de doença aguda (agendadas pela linha SNS24).

Numa nota, a Câmara da Mealhada «agradece a compreensão de todos para os constrangimentos destas obras, que visam transformar as unidades de saúde, conferindo-lhes melhores condições de conforto e de operacionalidade para utentes e trabalhadores».

Recordamos que a empreitada do Polo da Pampilhosa está orçada em cerca de 700 mil euros, visando «requalificar a infraestrutura, nomeadamente, no que respeita à eficiência energética e assegurar as condições de acessibilidade, qualidade, conforto e segurança para utentes e profissionais». «Serão realizados trabalhos interiores e exteriores, ao nível das fachadas, paredes e tetos, pinturas e isolamentos, pavimentos, carpintarias, renovação de sanitários e caixilharias», lê-se num comunicado da autarquia.

A requalificação do Centro de Saúde da Mealhada tem um investimento de quase dois milhões de euros, sendo os trabalhos «ao nível de exteriores, com a remoção de revestimentos de coberturas existentes e colocação de novos sistemas de impermeabilização e telhas; aplicação de nova caixilharia com corte térmico e vidros duplos, bem como colocação de sistema de isolamento térmico e pinturas. Ao nível dos interiores, serão feitos trabalhos de renovação de tetos e pavimentos, portas, proteção de paredes, armários, balcões e as adaptações necessárias à melhor funcionalidade».

Os contratos de financiamento, no âmbito do PRR, rondam os 3,5 milhões de euros. Para além da Mealhada e da Pampilhosa, a Vacariça irá ter um novo edifício, já em obras, situado na antiga Escola Primária da localidade, num investimento de 702 mil euros.

Janeiro 19, 2026 . 09:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right