Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Aecoimbra 20260528
Pub Dc Rfm Somnii 20260527
Legua Dc
Pub

Arganil devolve 370 mil euros do IRS aos munícipes

Município defende política fiscal amiga das famílias, sendo um dos três da região a abdicar deste valor.

À semelhança dos anos anteriores, o Município de Arganil volta a abdicar este ano da totalidade dos 5% de IRS a que teria direito por lei, devolvendo cerca de 370 mil euros aos seus munícipes, sendo um dos apenas três municípios da região de Coimbra a abdicar integralmente dos 5% de IRS.

Com efeito, este Município foi o primeiro da região a avançar com esta medida de devolução máxima do imposto aos contribuintes, posição que manteve de forma isolada durante vários anos consecutivos (entre 2018 e 2022), período em que também integrou um grupo muito restrito a nível nacional que prescindiam totalmente desta receita (19 municípios). Em 2026, Arganil integra o conjunto de 44 municípios, num universo de 308 autarquias, que optam por devolver aos residentes do concelho a totalidade da participação variável no IRS.

De acordo com Luís Paulo Costa, esta decisão «integra uma política fiscal amiga das famílias e um conjunto alargado de medidas de incentivo, que visam aliviar a carga fiscal e tornar o concelho mais atrativo para novos residentes», fazendo notar que a esta medida juntam-se outros mecanismos de apoio, como a aplicação da taxa mínima de IMI (3%), o IMI Familiar, com dedução no imposto a variar consoante o número de filhos, a derrama sobre o lucro das empresas fixada nos 0% e a manutenção de tarifários de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, que estão «entre os mais baixos do país».

O presidente da Câmara Municipal de Arganil destaca a importância desta medida nas disponibilidades financeiras dos arganilenses.

«O Município deixa esse valor na posse das famílias, contribuindo diretamente para o equilíbrio do orçamento mensal e ajudando-as a gerir melhor as suas despesas do dia-a-dia», sublinha, convicto de que esta medida «constitui um sinal claro de estabilidade e previsibilidade fiscal, reforçando a confiança dos munícipes e tornando o concelho ainda mais atrativo para quem pondera fixar residência».

Note-se que não é necessário qualquer pedido por parte dos contribuintes. A aplicação do desconto é efetuada automaticamente pela Autoridade Tributária no momento da liquidação do IRS. Basta que os contribuintes tenham a sua morada fiscal registada no concelho de Arganil e entreguem a declaração de IRS dentro dos prazos legais. O benefício é refletido na nota de liquidação do IRS: se houver reembolso, o valor a receber será maior; se houver imposto a pagar, o montante devido será reduzido proporcionalmente.

Entre 2021 e 2026, a autarquia terá devolvido aos contribuintes arganilenses cerca de 2 milhões de euros, distribuídos da seguinte forma: 255 mil euros em 2021, 270 mil euros em 2022, 309 mil euros em 2023, 350 mil euros em 2024, 370 mil euros em 2025 e 370 mil euros em 2026.

Janeiro 13, 2026 . 10:22

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right