Areaclientedc
Última Hora

Afogamento em mar de petróleo

Janeiro 6, 2026 . 13:25
“Há uma palavra pequenina que talvez pudesse tranquilizar os povos do Mundo, se pronunciada com o devido respeito: “democracia”. Contudo, a mesma não se tem escutado em inglês dos EUA e temo que já nem haja tradução para russo ou chinês” | Texto de Opinião de Gonçalo Capitão

A Venezuela é tema incontornável, neste início de ano. Como “declaração de interesses”, começo por dizer que, por variadas razões, não direi “tudo o que me apetece”.
No entanto, algumas notas me parecem evidentes. Em primeiro lugar, a ordem mundial que conhecemos nas últimas décadas terminou e com ela o modelo “Nações Unidas”. O poder que era mediado e esperava para se afirmar, mesmo quando esbarrava no “veto” de uma das potências, passou agora a ser exercido descarada e pragmaticamente, sem consulta.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Janeiro 6, 2026 . 13:25

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
95 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right