
Livro “Lojas Históricas de Coimbra” dá a conhecer a Baixa aos leitores
O livro “Lojas Históricas de Coimbra”, que foi apresentado em junho, na Feira do Livro, já vai na segunda edição.
Depois dos 1.500 exemplares terem esgotado em quatro meses, chegam agora mais 750 para venda.
Para as autoras, o facto de o livro ter esgotado em quatro meses «reflete o grande interesse do público pela memória comercial e cultural da cidade».
A obra preserva as histórias, os testemunhos e imagens de espaços do “coração” da Baixa da cidade de Coimbra.
Com esta nova edição, os leitores voltam a ter acesso a um registo único do comércio tradicional.

A história deste livro remonta há muitos anos, quando Ana Filipa Fonte e Sara Reis Araújo, ambas de Coimbra e autoras do livro, se conheceram na Licenciatura de Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Finalizado o Mestrado em Comunicação e Jornalismo criaram a Nuvideia, que faz gestão de redes sociais a pequenas e micro empresas de Coimbra.
Depois da criação da página «fomos conhecendo melhor os comerciantes e surgiu a ideia de escreverem livro sobre as lojas históricas de Coimbra, porque na verdade, de forma amadora, nós já fazíamos isto nas nossas redes sociais», conta Ana Filipa Fonte.
A autora explica que «tínhamos uma rubrica em que falávamos com os comerciantes de forma muito informal, tirávamos uma fotografia e publicávamos duas ou três frases sobre essa loja».
O livro está ordenado por ordem alfabética, reunindo lojas históricas que estivessem abertas no mínimo há 50 anos, tendo também uma componente fotográfica do fotógrafo Filipe Montes, porque «queríamos também deixar não só os rostos das pessoas por trás das lojas, mas também as fachadas», explica Ana Filipa Fonte.
Segundo a co-autora «a segunda edição está correr muito bem, tendo saída numa boa altura».
«Havia o desejo que saísse em dezembro, visto que tínhamos muitas pessoas que não conseguiram comprar e outras que até tinham comprado a primeira edição mas que queriam oferecer a outras pessoas no Natal».
Ana Filipa Fonte revela que «a segunda edição está a sair bem e acreditamos que vai esgotar novamente e talvez possa haver uma terceira edição revista ou com critério de escolha mais alargado».
O livro encontra-se disponível em vários pontos de venda da cidade:Loja das Meias, Pastelaria Penta, Casa Santa Isabel, Livraria Lápis de Memórias, Bertrand e wook online.
Além desses locais, pode ser também adquirido diretamente com as autoras da obra, Ana Filipa Fonte e Sara Reis, através do Instagram, na página Nuvideia.
Números:
1500
Primeira edição do livro teve 1500, esgotando em quatro meses
750
Segunda edição tem 750 exemplares à venda, tendo saído este mês
50
Lojas históricas da Baixa escolhidas têm mais de 50 anos de atividade











