
“É absolutamente necessário que a Associação e os clubes estejam de mãos dadas”
Diário de Coimbra Quais são as suas prioridades para este novo mandato na Associação de Basquetebol de Coimbra?
Luís Santarino As prioridades têm de passar sempre pelo apoio aos clubes. É absolutamente necessário que a Associação e os clubes estejam de mãos dadas no desenvolvimento do basquetebol, nomeadamente na captação de jovens para a prática da modalidade. Sabemos que a chegada a sénior passa, em primeiro lugar, por um grande trabalho das escolas, que infelizmente não têm o Desporto Escolar que deviam ter mas esperemos que num futuro próximo o tenham. Os jovens têm de começar muito cedo na prática desportiva para chegarem bem aos seniores. A segunda prioridade é fortalecer as ligações às instituições de ensino superior. Temos um protocolo assinado com o Instituto Miguel Torga para a formação mas, também, para o basquetebol na Associação de Estudantes. Estamos a colaborar com o Instituto Politécnico de Coimbra para fazermos alguns trabalhos em conjunto e tenho a esperança que façamos candidaturas europeias no âmbito do basquetebol mas também na área social. Em terceiro lugar, estamos a finalizar um protocolo, que já foi assinado mas falta começar a entrar na prática, com a Universidade da Rioja, de Logroño. Vamos ter, em Coimbra, entre os dias 16 e 20 de dezembro, o Professor Pablo Camacho. Irá fazer treinos, acompanhar as nossas seleções, realizar um estágio, um Clinic de Basquetebol. Outra prioridade é estar em conjunto com outras associações por forma a encontrar formas de trazer mais jovens para o basquetebol, de modo a que seja a segunda modalidade com mais atletas, naturalmente depois do fenómeno que é o futebol.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante:













