
Obra de Promoção Social do Distrito assinalou 57 anos
A Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra assinalou, na passada sexta-feira, o 57.º aniversário, cuja comemoração estava inicialmente prevista para 14 de outubro. Uma data simbólica marcada por vários momentos que refletem a modernização, o reforço da capacidade de resposta e o compromisso contínuo com a comunidade. As cerimónias contaram com a presença de Manuela Veloso, diretora regional do Centro do Instituto da Segurança Social, Gil Tavares, em representação da União das IPSS, Hélio Paulino, da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, e Bertília Simão, da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas.
As comemorações iniciaram-se às 18h30, na sala das Assembleias, nas instalações do Loreto, com a inauguração da Galeria de Presidentes, criada para homenagear os responsáveis que marcaram a história e identidade da instituição ao longo de mais de cinco décadas. Depois, a comitiva realizou uma visita à remodelação integral das instalações do Centro de Acolhimento do Loreto (CAL). Uma obra que só foi possível graças à iniciativa pessoal de Ana Arié, que mobilizou mais de uma centena de amigos e contou com a participação solidária do chef José Avillez, permitindo concretizar uma requalificação profunda que melhorou significativamente as condições de acolhimento, conforto e dignidade do espaço destinado a crianças e jovens.
O programa encerrou com um jantar convívio, pelas 20h00, no Restaurante Santo António, junto ao Largo da Igreja de Santo António dos Olivais, reunindo dirigentes, colaboradores, parceiros, beneméritos e amigos da instituição.
Estava ainda prevista a inauguração do novo Apartamento de Autonomização, mas devido às condições meteorológicas adversas foi adiada. No entanto, o espaço encontra-se totalmente concluído e pronto a entrar em funcionamento, reforçando a capacidade da Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra para apoiar jovens em processo de autonomização e integração plena na comunidade.











