
Fernão Magalhães e Rua dos Oleiros com corte de luz no domingo
Para manter «a continuidade e qualidade do fornecimento de energia elétrica», a E-REDES tem vindo a realizar cortes programados de energia em vários pontos do país, situação que se volta a repetir no domingo, 16 de novembro, afetando freguesias dos distritos de Coimbra, Lisboa e Faro.
Em Coimbra, a União das Freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu) será alvo de trabalhos localizados na rede de distribuição, sendo necessário proceder à interrupção pontual da alimentação de energia elétrica aos clientes, estando prevista entre as 8h00 e as 11h30, afetando principalmente a Avenida Fernão de Magalhães e a Rua dos Oleiros.
«Nestas interrupções são realizadas manobras, trabalhos de ligação, reparação ou conservação de infraestruturas de rede, sempre que estiverem esgotadas todas as possibilidades de alimentação alternativa a partir de instalações existentes», visando «melhorar a qualidade do serviço e reforçar a rede elétrica urbana», para uma maior estabilidade em períodos de elevado consumo energético, o que acontece tendencialmente durante o inverno.
A E-REDES evidencia ainda que «estes cortes temporários e realizados com medidas de segurança reforçadas» servem, igualmente, «para corrigir situações que podem gerar insegurança da rede elétrica e/ou prevenção de avarias».
A empresa alerta ainda que, mesmo durante os períodos de interrupção (programadas para horários de menor impacto, procurando minimizar os transtornos para os consumidores), as instalações elétricas devem ser consideradas em tensão, desaconselhando qualquer intervenção direta durante os trabalhos.
As informações sobre os horários e ruas afetadas são atualizadas em tempo real no site oficial da E-REDES, sendo que os clientes são avisados previamente, garante a empresa. Estes cortes integram o plano nacional de manutenção da rede elétrica, essencial para garantir o funcionamento seguro e eficiente do sistema energético português.












