O Elevador Social
Novembro 11, 2025 . 14:37
"Hoje, à beira de 2026, o painel está gasto, os botões já não acendem e o elevador parece parado. A habitação tornou-se muralha para a maioria dos jovens." Texto de Opinião de Alexandre Bogalho, psicólogo clínico neuropsicólogo
Durante décadas, acreditámos que Portugal era um prédio em ascensão. Uns subiam devagar, outros mais depressa, mas todos — pelo menos em teoria — podiam chegar a um andar acima do dos pais. Esse era o sonho português do pós-25 de Abril: um elevador social que ligava o mérito à esperança, o trabalho à dignidade e a educação ao futuro.
Hoje, à beira de 2026, o painel está gasto, os botões já não acendem e o elevador parece parado. A habitação tornou-se muralha para a maioria dos jovens.
Para continuar a ler este artigo
Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agoranosso assinante:
Se já é nosso
assinante:
assinante:
Inicie sessão
Novembro 11, 2025 . 14:37








