
IEFP avança com criação de Polo de Formação na Lousã
O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) vai avançar com a criação de um Polo de Formação na Lousã, a instalar no edifício onde funcionou a antiga Escola Profissional, na Rua Dr. António Lemos, que vai ser sujeito a profundas obras de requalificação e adaptação, orçadas em 1,95 milhões de euros (mais IVA). O anteprojeto, da responsabilidade da Delegação Regional do Centro e do Serviço de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior, está pronto e merece o aplauso da Câmara Municipal da Lousã.
O projeto do Polo de Formação da Lousã representa «um investimento estruturante na valorização do capital humano e na qualificação profissional», que vem reforçar a «capacidade formativa da região» e criar «condições para o desenvolvimento de competências adaptadas às exigências atuais do mercado de trabalho», refere uma nota da autarquia, ontem divulgada.
«A concretização desta intervenção permitirá dotar a Lousã de um equipamento moderno, funcional e energicamente eficiente, contribuindo para o desenvolvimento económico e social do concelho e para a coesão territorial da Região de Coimbra», adianta.
O anteprojeto define a solução arquitetónica, funcional e técnica para a reabilitação integral do edifício, «assegurando a conformidade urbanística e o cumprimento das normas de eficiência energética e acessibilidade», refere o comunicado.
O edifício apresenta uma área total de 1.360 metros quadrados, distribuídos por quatro níveis, desde o piso -2 ao piso 1, e terá capacidade para acolher «até 120 formandos e formadores em simultâneo».
«O novo Polo de Formação foi pensado para responder às necessidades da formação teórica e prática, incluindo salas de formação, oficinas, gabinetes, copa e armazém, bem como uma zona exterior ajardinada, destinada a formação prática em jardinagem e espaços de lazer», refere o documento. A proposta apresenta as valências «de forma funcional, otimizando fluxos de circulação e colunas técnicas» e «introduz melhorias significativas na acessibilidade e segurança», destacando-se a instalação de elevador interior e de monta-cargas exterior, aos quais se junta uma escada metálica de emergência.
A intervenção «respeita a volumetria original», mas «introduz novos remates e varandas», que dão resposta às necessidades de circulação e evacuação, mas também «conferem uma imagem contemporânea e coerente ao conjunto», adianta. A autarquia destaca a preocupação com a eficiência energética, o conforto térmico e acústico e a «integração urbana», com a criação de pavimentos exteriores em betão e zonas verdes, «reforçando a relação entre o edifício e a envolvente», com recurso a elementos icónicos, como o xisto característico da região.











