
Mostra Galiza Coimbra terá Brasil como “visita”
Em 2023 a Mostra de Teatro Galego ganhou os corações do público de Coimbra. De tal forma que, em 2025, a Mostra Galiza dirige-se à cidade para apresentar um conjunto de espetáculos, debates e oficinas, dedicadas a vários pontos das áreas artísticas, num projeto único e bienal. Como “convidado de honra”, o Brasil foi o país lusófono escolhido para esta edição, que decorre de 22 de outubro a 1 de novembro.
A Cena Lusófona e A Escola da Noite uniram-se para organizar esta mostra cultural que, com mais de uma dezena de instituições reunidas (portuguesas e galegas) cria um espaço de aproximação entre comunidades artísticas e os públicos da Galiza, de Portugal e dos restantes países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como o convidado Brasil.
Nesta “reimaginação” do projeto original, abriram-se as portas a novas artes, como a música, a dança, a poesia e as artes visuais. Com o convite a um país lusófono, reforça-se, também, a intenção de «desenvolver um circuito que integre a Galiza no espaço da CPLP».
O roteiro desenhado para 2025 passa por vários espaços da cidade de Coimbra, e conta com nove espetáculos, duas oficinas, uma exposição, uma aula aberta e uma feira do livro teatral.
No dia 22 de outubro inicia-se esta “viagem” pelas 17h30, na Sala Jorge Pais de Sousa, da Cena Lusófona, onde se inaugura a exposição “Isaac Díaz Pardo: deseño, memoria e compromiso”, que é organizada pela Faculdade de Desenho da Universidade de Vigo.
Mostra artística e cultural tem o desejo de estabelecer uma ligação mais forte entre Portugal, Galiza e países das CPLP
No mesmo dia, no Teatro da Cerca de São Bernardo, pelas 19h00, decorre o espetáculo teatral “Helen Keller: a muller marabilla?”, levada a cena pelo Grupo Chévere.
Estão também marcadas as seguintes apresentações: “As que limpan”, na Oficina Municipal do Teatro (dia 23), “Caminhos de Terra” (25 ) no Teatro-Estúdio Bonifrates, “Mestiço Florilégio” (26), no TCSB, “Café Duplo”, (28) no Café Concerto do Convento São Francisco, e “A serie coplen”, no TAGV (30). Para os mais novos e famílias há espetáculos como “Kyoki” (25) e “A nena que vivia nunha caixa de mistos” (1 de novem|bro).
No dia 31 de outubro, Uxía regressa a Portugal em conjunto com Antonio Nobrega, Ceumar, Luís Pedro Madeira, Manuel Rocha e Quiné Teles, que vão elaborar o concerto “Terreiro Mestiço”, descrito como «uma grande festa musical» que será apresentada pelas 21h30 no Grande Auditório do Convento S. Francisco.
Está, ainda, prevista uma oficina de narração oral por Paula Carballeira e uma oficina de dança por Rosane Almeida, uma conversa com Xosé Paulo Rodríguez, uma sessão de poesia de nome “Arrincando Marcos” e a apresentação dos livros “A ditadura portuguesa contra Castelao. Ricard Salvat en Coimbra” de Antonio Iglesias Mira e “O processo / Apaga o Candil” de Cándido Pazó.









